JPP quer que GR estude alternativas para nova ligação ao Curral das Freiras

O deputado do Juntos Pelo Povo (JPP) e vereador na Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Miguel Ganança, exigiu esta terça-feira ao Governo Regional a realização de um estudo técnico, independente e abrangente que permita comparar as diferentes alternativas para uma nova ligação rodoviária ao Curral das Freiras, antes de ser tomada uma decisão definitiva sobre o traçado a construir.

“Há décadas que o PSD promete uma nova estrada à população do Curral das Freiras. Mas não podemos aceitar que, depois de tantos anos de promessas, se avance com uma solução sem demonstrar que é a que melhor serve a população”, apontou Miguel Ganança, numa visita àquela freguesia.

O deputado recorda que, no passado domingo, o próprio presidente do Governo Regional cancelou a visita ao Curral das Freiras devido ao mau tempo, tendo sido noticiado deslizamentos e quedas de pedras ao longo da estrada de acesso.

“A população do Curral conhece estes riscos melhor do que ninguém. Não podem continuar dependentes de um único acesso. Estamos a falar da segurança das pessoas, da possibilidade de chegarem ao trabalho, à escola, ao médico ou de uma ambulância conseguir chegar à freguesia em caso de emergência”, considera.

Miguel Ganança alerta para o facto de o Governo Regional já ter contratado cerca de 1,4 milhões de euros para estudos e projectos relativos à ligação através do Jardim da Serra, sem que seja publicamente conhecida uma avaliação comparativa abrangente que demonstre ser esta a solução mais adequada.

“O Governo já escolheu o Jardim da Serra para estudar e projectar. Mas onde está o estudo que compara essa opção com outras alternativas, nomeadamente pela Ribeira dos Socorridos e Boaventura? Com que fundamentos se afastaram as restantes possibilidades?”, questiona o deputado.

O JPP defende que sejam analisadas diferentes soluções, incluindo traçados mistos, com estradas à superfície e túneis, sustentadas por estudos geológicos, geotécnicos, hidrológicos, hidrogeológicos e ambientais, bem como por análises de viabilidade técnico-financeira e de custo-benefício.

Para Miguel Ganança, não basta conhecer o custo de construção de cada estrada. É fundamental perceber quanto tempo e dinheiro as pessoas poderão poupar nas suas deslocações, quais os riscos envolvidos e que alternativa garante melhores condições de segurança e de resposta da protecção civil.

A ligação à Boaventura também não pode ser esquecida. O deputado recorda que esta solução chegou a integrar investimentos regionais e que a sua concretização permitiria estudar uma nova ligação entre o norte e o sul da Madeira.

“Temos de pensar mais longe, ser mais ambiciosos, pensar o presente e o amanhã, com planeamento, estudos e decisões corretas”, incentiva Miguel Ganança. “Porque não estudar uma ligação para sul que possa ter continuidade até à Boaventura? O Curral das Freiras poderia deixar de ser o fim de uma estrada e passar a ter um papel importante nas ligações entre o norte e o sul da ilha. Isso seria relevante para a população do Curral, mas também para muitos outros madeirenses”.

“Já ouvimos o presidente da Câmara defender a complementaridade da estrada com o teleférico. Mas uma estrada pública desta dimensão tem de ser pensada, acima de tudo, para resolver os problemas de mobilidade e segurança de quem vive no Curral das Freiras. O Governo tem de demonstrar que foram essas necessidades que determinaram a escolha do traçado, e não para servir outros interesses”, salienta.

Miguel Ganança anunciou que o JPP vai transformar esta exigência em propostas concretas, e, no âmbito do Orçamento Regional de 2027, apresentará uma proposta para garantir financiamento destinado a um estudo comparativo abrangente das diferentes soluções de acesso ao Curral das Freiras, aproveitando os trabalhos técnicos já realizados.

O partido irá também presentar uma proposta na Câmara Municipal de Câmara de Lobos para que o município intervenha formalmente junto do Governo Regional, exigindo o conhecimento dos estudos existentes, a avaliação das alternativas e a participação da autarquia neste processo.

“Não estamos a pedir estudos para adiar a estrada”, deixa claro o deputado. “Estamos a exigir que se faça o trabalho necessário para não cometer um erro que pode custar milhões de euros e condicionar a vida dos residentes no Curral das Freiras durante décadas”.

Miguel Ganança conclui: “O Curral das Freiras não precisa apenas de uma segunda estrada. Precisa de uma ligação que melhore realmente a vida das pessoas. E uma decisão desta importância não pode ser tomada sem estudar e comparar todas as alternativas tecnicamente viáveis.”


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.