CMF assinala Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

Às 14:30 da próxima segunda-feira, na Sala da Assembleia Municipal a Câmara Municipal do Funchal associa-se às comemorações do Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, assinalado anualmente a 15 de Junho, promovendo uma conferência dedicada à sensibilização para esta problemática e à valorização dos direitos das pessoas idosas.

A iniciativa enquadra-se na campanha internacional deste ano, promovida pela WEAAD (World Elder Abuse Awareness Day), subordinada ao tema “Be Bold – Age with Attitude” (Seja Ousado – Envelheça com Atitude).

A campanha de 2026 procura promover uma nova visão do envelhecimento, combatendo o idadismo e a ideia de que envelhecer significa necessariamente perda de capacidades ou dependência. Ao mesmo tempo, incentiva as pessoas idosas a defenderem os seus direitos e a denunciarem situações de abuso, reforçando a sua participação na sociedade. A  iniciativa alerta ainda para os riscos de fraudes e burlas online que afectam particularmente a população idosa, promovendo a segurança e a literacia digital.

A sessão de abertura será presidida pela vereadora Helena Leal, seguindo-se uma mesa-redonda composta por cinco convidados de diferentes áreas de intervenção, proporcionando uma reflexão multidisciplinar sobre os desafios e oportunidades associados ao envelhecimento na actualidade.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.