Cónego Manuel Ramos é o novo Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade

O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás nomeou um novo Diretor para o Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade.
A nomeação recaiu sobre o cónego MANUEL GONÇALVES DOS RAMOS, assim designado para Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade.

O sacerdote deverá, agora, constituir uma Equipa que o coadjuve nas atividades deste campo da pastoral diocesana.

Ao mesmo tempo, a Diocese agradece à anterior direção do Secretariado e à sua Equipa todo o labor e iniciativas neste campo pastoral.
Segundo o decreto episcopal, “a liturgia, quer dizer: a celebração do mistério pascal de Jesus, centro da história do universo (e que, portanto, oferece um dinamismo sempre renovado à vida da Igreja e dos cristãos), é uma realidade central na vida diocesana e de cada comunidade paroquial.
Tendo a sua origem na ordem do Senhor: “Fazei isto em memória de Mim”, a liturgia enraíza-se na vida de Jesus e da Igreja apostólica. É uma ação de Jesus em nós (fazei), é um retomar daquilo que Jesus fez (isto), mas é, igualmente, um “memorial do Senhor ressuscitado”, de tal modo que a salvação oferecida por Jesus, de uma vez por todas, à humanidade, se torna hoje presente e nos permite sentar-nos, também nós, à mesa do Senhor e dos Apóstolos, em comunhão com os santos de todos os tempos, e com todos quantos peregrinam até à Vida Eterna.
É pois necessário que na nossa Diocese exista um Secretariado que promova uma efetiva educação para a oração litúrgica de todo o povo de Deus, e anime e torne efetiva uma “Pastoral Litúrgica” que a todos convoque, ajudando a participação ativa e frutuosa dos cristãos nos sagrados mistérios da nossa salvação”.

Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.