ADN quer que valor da taxa turística “seja canalizado directamente para a cidade”

O ADN-Madeira veio manifestar a sua “profunda preocupação” com a recente medida da Câmara Municipal do Funchal de reverter 2,5% da Taxa Turística a
favor dos hotéis e unidades de Alojamento Local (AL).

“Entendemos que esta decisão desvirtua o verdadeiro propósito desta taxa, que deveria ser integralmente aplicada na melhoria das infra-estruturas e serviços da cidade, bem como em iniciativas que mitiguem os impactos negativos que o turismo exerce sobre a vida dos funchalenses”, diz o ADN.

Para este partido, “é imperativo que o valor arrecadado pela Taxa Turística seja canalizado directamente para a cidade, promovendo investimentos na mobilidade,
espaços públicos, património histórico e sustentabilidade ambiental, que sofrem uma pressão crescente devido ao aumento exponencial do número de turistas. A utilização deste montante em prol de um benefício restrito a estabelecimentos hoteleiros e de AL ignora a necessidade de medidas que beneficiem directamente a comunidade local”.

“Além disso, o ADN-Madeira sugere que, em vez de canalizar uma parte
desta taxa para as unidades de alojamento, o Município poderia criar um
fundo de emergência para apoiar os profissionais deste sector em situações de crise, como falências ou atrasos no pagamento de salários. Esta seria uma forma muito mais justa e eficaz de garantir que os trabalhadores desta área, que são a espinha dorsal do sucesso turístico, sejam apoiados em momentos de dificuldade”, refere um comunicado.

O partido reitera que a prioridade deve ser a sustentabilidade e o bem-estar da
cidade e dos seus habitantes, e não o lucro adicional para o sector turístico, que já beneficia directamente do fluxo de visitantes


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.