Jovens estudam período liberal “setembrista” através do Núcleo Museológico do “Liceu”

A Escola Secundária Jaime Moniz nasceu durante o reinado de D. Maria II,  aquando do governo dos setembristas ou liberais mais progressistas. Com 185 anos de existência esta instituição possui um espólio histórico que atesta também os percursos educativos do país durante algumas fases da História Nacional.

Durante os dias 9, 13 e 27 de março, as turmas de 11º ano de História A (40, 41 e 43) explorarão o espólio histórico com orientação das professoras Ana Paula Trindade e Sandra Maria Sousa e com a colaboração da coordenadora do Núcleo, Lília Castanha.

Percorrerão as vitrines inventariadas e interagirão com este património escolar tendo em vista, sobretudo, o estudo do período liberal setembrista em Portugal. Realce-se que o Liceu Nacional do Funchal, criado pelo decreto de 17 de novembro de 1836 de Passos Manuel, foi o primeiro liceu a ser instalado em todo o país, em outubro de 1837, antes de todos os outros liceus nacionais, nas capitais de distrito.

A escola tem um núcleo museológico com uma exposição permanente e com diversos espaços temáticos, de acordo com diferentes áreas do conhecimento: história, biologia, física, audiovisuais, geografia e atividades extracurriculares.

Serão usadas ferramentas digitais como a aplicação ActionBound e Google Forms na interpretação de cada peça escolhida e na reconstituição da história da instituição. Através da mesma os alunos poderão testar os seus conhecimentos ou dar azo à sua criatividade ao retratarem, fotografarem ou interpretarem exemplares expostos.

Analisarão as vitrines relativas à história da Escola, desde os edifícios mais antigos, na Rua dos Ferreiros, até ao Estado Novo e ao Centro n.º 3 da Mocidade Portuguesa; as vitrines da Biologia, repleta de vários seres vivos embalsamados; as vitrines da Físico-química; a vitrine dos Audiovisuais e por fim a da Mocidade Portuguesa.

O objetivo é contribuir para a boa consolidação das Aprendizagens Essenciais definidas assim como aumentar o sucesso educativo dos alunos no desenvolvimento de um trabalho colaborativo.