Jornadas da Matemática no “Liceu” de 13 a 16 de março

A Comissão de Coordenação, constituída por professores do grupo disciplinar de Matemática da Escola Secundária Jaime Moniz, promoverá nesta escola as Jornadas da Matemática, de 13 a 16 de março de 2023, incluindo também o dia 14, Dia Internacional da Matemática.

A cerimónia de abertura será já a 13 de março com a presença do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, bem como de outras entidades.

O docente da ESJM, João viveiros, é o coordenador das Jornadas. Segundo o próprio, “com este evento, cria-se um espaço onde professores e alunos têm a oportunidade de expor os trabalhos realizados na sala de aula. Os referidos trabalhos abarcam vários temas da matemática de acordo com as preferências dos alunos mas sempre com a supervisão dos seus professores. Este evento conta também com um ciclo de conferências dirigidas aos alunos e ainda com um concurso, designado por MonizMath, onde o aluno é desafiado a resolver enigmas. Com este concurso estimula-se o raciocínio, a memória e as relações interpessoais”.

João Viveiros é o coordenador das Jornadas de Matemática.

A iniciativa tem por objetivo “mostrar a importância da Matemática na formação dos alunos assim como no desenvolvimento de outras áreas científicas, como por exemplo, a astronomia e a medicina. Motivar os alunos para a matemática passa por chamar a atenção para o facto de a matemática estar presente na realidade que os rodeia, como por exemplo, nas formas dos objetos, nas medidas, no espaço, nos cálculos, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Pretende-se também chamar a atenção para o facto de o desenvolvimento da matemática estar ligado à pesquisa, ao interesse por descobrir o novo, à investigação de situações, sendo a matemática a ciência do raciocínio lógico abstrato que estuda quantidades (teoria dos números), espaço e medidas (geometria), estruturas e estatística”.

Segundo o coordenador, “uma vez que as jornadas visam essencialmente os alunos, evidencia-se o lado lúdico da Matemática permitindo que os alunos exponham os seus trabalhos, desenvolvam a sua autonomia, a sua criatividade, o seu espírito crítico, a sua imaginação e o raciocínio lógico e abstrato. Deste modo, pretende-se atribuir um papel ativo aos alunos proporcionando-lhes um espaço descontraído e motivador para a aprendizagem da matemática, e sobretudo, criar um espaço saudável de convívio na comunidade escolar”.