A presidente da Concelhia do Funchal do PS, Isabel Garcês, divulgou uma nota lembrando a data em que se assinalaram 13 anos da tragédia de 20 de Fevereiro de 2010.
O PS-Funchal apela para que a memória desse dia fatídico, marcado pela perda de vidas e bens, seja um alerta para a prevenção e para uma acção governativa coerente e que aposte, efectivamente, na protecção da população do Funchal.
“Tendo em conta a pretensão do executivo de Pedro Calado de suspender o Plano Director Municipal — cujas alíneas que serão suspendidas ainda não são conhecidas —, manifestamos a nossa preocupação em relação ao risco e à vulnerabilidade da zona da Praia Formosa, sabendo de antemão que não será aplicado o Plano de Pormenor nessa área e que o índice de construção poderá aumentar, estrangulando as zonas de escoamento de água”, avisam os socialistas.
Por outro lado, os mesmos consideram imperativo que sejam criados mais espaços verdes na cidade e que os novos empreendimentos respeitem as zonas de risco que constam no PDM, não cedendo a interesses meramente economicistas que visam ampliar o mercado imobiliário de luxo.
No que concerne à alteração das zonas agrícolas, o PS-Funchal questiona com que propósito e a quem interessa essa suspensão do PDM, não sendo expectável que a mesma resolva a problemática da habitação dos funchalenses.