DRS associa-se ao Dia Nacional do Doente Coronário

O Dia Nacional do Doente Coronário celebra-se todos os anos a 14 de Fevereiro. A data foi institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, sendo também, um dia especialmente dedicado aos afectos, por isso nada melhor que recordar a necessidade de manter uma vida saudável e, assim, viver mais e com melhor qualidade.

A Direcção Regional da Saúde associou-se à efeméride e alerta para a importância de reduzir o consumo de sal, como forma de prevenção da doença coronária.

Esta Direcção relembra que o sal contribui para o desenvolvimento da hipertensão arterial e, consequentemente, de várias doenças cardiovasculares e renais, e recomenda a redução do consumo de sal da alimentação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde devemos consumir no máximo até 5 gramas de sal por dia, no entanto, em Portugal, consome-se cerca do dobro da quantidade recomendada.

A DRS deixa alguns conselhos:

  • Tenha em atenção os produtos enlatados, snacks, carne e peixe secos e enchidos, uma vez que são uma grande fonte de sal na alimentação;
  • Leia os rótulos para saber o teor de sal contidos nos alimentos e opte por aqueles que contenham menor quantidade;
  • Durante a confecção dos alimentos, recorra a ervas aromáticas, de preferência frescas, como a salsa, coentros ou manjericão.