Pedro Fino visitou obras de adaptação de prédio a Centro de Saúde no Seixal

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitou hoje as obras de adaptação do antigo edifício da Escola Básica do 1º ciclo c/ Pré-escolar do Seixal para Centro de Saúde.

As obras de adaptação deste prédio, que se encontrava devoluto, para Centro de Saúde principiaram, conforme previsto, no passado mês de Novembro de 2022. Prevê-se a conclusão dos trabalhos para o próximo mês de Junho. A obra está orçamentada em cerca de 600 000,00 euros (IVA incluído).

O edifício tem dois pisos e um espaço de polidesportivo com cerca 483 m2 e está a ser reabilitado para as novas funções de prestação de cuidados de saúde, conforme programa funcional disponibilizado pela Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil.

No piso 1 ficarão todos os espaços de atendimento e, por forma a ser funcional, foi criado um circuito para que os utentes acedam ao edifício, pela sala de espera, e tenham acesso aos gabinetes médicos, gabinetes de enfermagem, sala de tratamento, sala de colheitas e se direcionem para a saída com um percurso definido. No piso 2 existirá ainda uma pequena copa de apoio, espaços sanitários e áreas que podem ser utilizadas para diferentes funções.

Junto à sala de espera ficará a secretaria. Nessa ala ficam também os espaços referentes aos sanitários e a sala de colheitas. A ala central terá as arrecadações e a zona de despejos e lixos hospitalares.

Na ala esquerda e com acesso por uma zona de circulação alargada ficarão os gabinetes médicos, os gabinetes de enfermagem, a sala de tratamentos e o gabinete de Psicologia e Nutrição.

Ao nível das fachadas, as alterações serão pontuais por forma a criar portas para garantir a acessibilidade.

O antigo polidesportivo será adaptado para parque de estacionamento e uma vez que fica com um desnível de cerca de 2 metros em relação à cota da entrada serão criadas rampas para garantir acessibilidade.

Esta intervenção corresponde a mais um objetivo que se irá cumprir por parte do Governo Regional, prosseguindo a política que tem vindo a ser seguida nos últimos anos, de melhorar as infraestruturas locais de saúde, num trabalho conjunto entre a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas e a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.