Dados de saúde dos cidadãos podem ser sincronizados com a plataforma Smart4Health

Diz um comunicado que os dados de saúde dos cidadãos madeirenses, presentes no Portal do Utente do SESARAM, EPERAM, já podem ser sincronizados com a plataforma Smart4Health. 

O utente que pretenda consultar os seus dados de saúde (que se encontram no Portal do Utente do SESARAM, EPERAM) pode fazê-lo através da plataforma Smart4Health.

Trata-se de uma plataforma digital de acesso gratuito que permite facilitar o acesso à saúde e partilha de dados do cidadão através dos seguintes benefícios:

  • Guardar exames, análises, e outros documentos de saúde e bem-estar numa plataforma segura (autenticação em dois passos, com chave de dados).
  • Acompanhar os resultados dos exames disponíveis e condições médicas diagnosticadas, consultar e partilhar a informação com quem desejar, em qualquer lugar.
  • Consultar os dados de saúde presentes no Portal do Utente do SESARAM, EPERAM.

O cidadão que concretizar o seu registo no Portal do Utente do SESARAM, EPERAM pode participar no projecto Smart4Health. Para tal, devem aceder ao Menu “Dados Pessoais” e clicar em “sim” nas autorizações. Os utentes que autorizam essa participação têm agora a hipótese de aceder à sua informação de saúde existente no portal.

Para que os dados sejam efectivamente ligados entre o SESARAM e a plataforma Smart4Health, o utente deve inscrever-se na plataforma Smart4Health.

Para os interessados em fazer o registo na plataforma, devem:

Para o cidadão que já integra o projecto de saúde digital, deve procurar na caixa de correio (associada ao seu registo) pelo e-mail recebido com o título “Smart4Health Registration” e, em seguida, escolha a opção “Conectar”.

Uma vez concluído o processo de ligação entre as contas do Portal do Utente do SESARAM e da plataforma Smart4Health, o cidadão passa a usufruir dos benefícios de ser um utilizador da Smart4Health. Pode acompanhar os resultados dos exames disponíveis e condições médicas diagnosticadas, bem como consultar e partilhar a informação com outros profissionais de saúde, familiares ou amigos, em qualquer lugar.

Se não se sentir confortável com o procedimento, pode fazer a sua inscrição no stand, situado na Praça do Povo ou pode contactar através de cuc_8@smart4heath.eu.

A plataforma é sustentada por vários parceiros, entre os quais o UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC) e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPERAM.

A Madeira Digital Health and Wellbeing é uma iniciativa colaborativa cujo objetivo é promover a digitalização nas áreas da saúde e bem-estar com impacto direto no sector do Turismo.

Vários projectos de inovação digital fazem parte desta iniciativa, os quais estão a abrir caminho para a liderança digital da Região Autónoma da Madeira (RAM), nas áreas da saúde e bem-estar. Destes, destacam-se: Smart4Health, ICU4COVID e Smart Bear.

Para mais informações sobre os projectos da Madeira Digital Health and Wellbeing, de inovação digital na área da saúde e bem-estar, consultar o website https://digit-madeira.pt/.