
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) promove o XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira, entre os próximos dias 14 e 16 de Outubro, na Sociedade Amor da Pátria, na Horta, dedicado ao tema “Sustentabilidade das Misericórdias: Caminhos para o Futuro”.
Reunindo as Misericórdias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o encontro contará com a participação de Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas; Nuno Melo Alves, director regional do Planeamento e Fundos Estruturais; António Tavares, provedor SCM Porto; Humberto Carneiro, provedor SCM Póvoa de Lanhoso; Sandra Garcia, directora para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social; Marco Rendeiro, coordenador da Estrutura de Missão para a Promoção de Respostas Sociais para Idosos; Teresa Medeiros, professora catedrática da Universidade dos Açores; Sílvio Fernandes, reitor da Universidade da Madeira, para além dos dirigentes políticos das duas Regiões Autónomas, entre outros convidados.
O Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira centrar-se-á em dois temas estratégicos: ‘Sustentabilidade no Sector Social’ e ‘As Misericórdias e as Políticas Sociais no Futuro’ de forma a debater os desafios futuros que as Santas Casas enfrentam, não só para continuarem a garantir respostas sociais eficientes à população, mas também para poderem qualificar os seus recursos humanos. O encontro vai reflectir ainda sobre os desafios do envelhecimento em Portugal e sobre a proposta do novo modelo de serviço de apoio domiciliário, adequado às caraterísticas sociais e geográficas do país e às necessidades das novas gerações de idosos.
A par do Congresso decorrerão outras iniciativas para celebrar os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia da Horta.
A realizar-se entre dos dias 14 e 16 de Outubro, na Sociedade Amor da Pátria, na cidade da Horta, o XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira, conta ainda com uma Missa Solene na Igreja da Nossa Senhora das Angústias, pelas 10h do dia 16.