CDU quer melhores condições para a faina do peixe-espada preto

A CDU, esteve hoje no concelho de Câmara de Lobos, com o objectivo de defender investimentos do Governo Regional para a renovação da frota pesqueira do peixe espada preto.

Na ocasião, o deputado Ricardo Lume disse que a frota pesqueira para a captura do peixe espada preto”apresenta condições “sub-humanas”, que os pescadores continuam sujeitos a difíceis condições de trabalho, com precárias instalações sanitárias a bordo, com inadequados dormitórios, sem condições capazes de garantir a adequada água potável, com as messes a bordo absolutamente inapropriadas. Tal realidade tem determinado uma contínua redução do número de efetivos na atividade e o aumento da idade média dos pescadores, situação que põe em causa o futuro da atividade e do sector das pescas”.

A União Europeia impossibilitou a utilização dos fundos comunitários para a renovação da frota pesqueira do Peixe Espada Preto, situação que é lamentável, mas a CDU considera que é um dever inadiável que as autoridades regionais garantam medidas concretas com o objectivo de assegurar a renovação da frota de pesca na RAM, designadamente no concelho de Câmara de Lobos.

“Não podemos estar sujeitos às vontades e disponibilidades da União Europeia para defender o sector das pescas na nossa Região”, referiu.

 Para a CDU, a forma como o Governo Regional tem negligenciado as suas obrigações no sentido de disponibilizar apoios regionais para a renovação da frota de pesca tem levado a que na Madeira as condições de trabalho a bordo, em especial nos barcos de pesca de Peixe Espada Preto, sejam das mais negativas do País e da União Europeia.

O Governo Regional ao longo das últimas décadas não reservou um único cêntimo do orçamento Regional para a renovação da frota do Peixe Espada Preto, denunciou.

Por isso a CDU apresentou na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira um Projecto de Decreto Legislativo Regional que recomenda ao Governo Regional da Madeira que garanta no Orçamento da Região de 2023 a existência de apoios regionais para a renovação da frota pesqueira do Peixe Espada Preto.