Prémio “Munícipe Centenário” aprovado por unanimidade na sessão ordinária da AMF

Foto DR

A instituição do Prémio Municipal “Munícipe Centenário” foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária da Assembleia Municipal do Funchal (AMF), que decorre hoje em Santo António.

Vera Duarte, deputada do Grupo Municipal Funchal Sempre à Frente, a quem coube apresentar a proposta, reiterou a sua satisfação e a dos demais deputados do PSD/CDS, “pelo acolhimento que esta medida mereceu, por se tratar de uma homenagem e de um reconhecimento justo a quem, através da sua longevidade, muito deu, com certeza, à nossa cidade”.

“Os órgãos de poder local têm o dever e a responsabilidade de cuidar da memória das cidades e das suas gentes” lembrou a autarca, declarando, que, por esse facto, “não podem as autarquias dissociar a celebração do seu passado do reconhecimento, em vida, dos seus munícipes com maior história de vida”.

É, por isso, que a distinção destas pessoas, com um centenário, será feita no dia da Cidade do Funchal, com o objetivo de “celebrar, precisamente, a vida da cidade, enaltecendo a longevidade dos nossos mais velhos, que aqui vivem e que tanto nos deram”, conforme vincou Vera Duarte na defesa da proposta.

A finalizar, importa acrescentar que “esta distinção municipal, que é carregada de simbolismo e gratidão, só faz sentido se for atribuída em estreita articulação e colaboração com as Juntas de Freguesia, na certeza de que a sua proximidade à população e conhecimento direto e transversal das nossas localidades será essencial para a abrangência e riqueza histórica que o Munícipe Centenário merece”, defendeu o Grupo Municipal Funchal Sempre à Frente.