O grupo parlamentar do PAN Madeira na Assembleia Municipal do Funchal, alertado por vários banhistas, deslocou-se pelo final da manhã à Praia Formosa, verificando que eram visíveis várias manchas acastanhadas na água, tendo sido questionados sobre a razão de tal acontecer e quais os critérios para serem atribuídas as bandeiras azuis. [Sem se imiscuir em questões político-partidárias, o jornalista do FN pode confirmar as ocorrências. Têm literalmente havido fezes a boiar nas águas daquele local. Temos insistentemente alertado para todas as situações de águas porcas na costa sul da Madeira, com as quais temos deparado].
O PAN Madeira volta a questionar o executivo municipal do Funchal sempre à frente – do PSD – sobre os motivos destes recorrentes focos de poluição na zona costeira do município.
O PAN Madeira questionou a Secretaria Regional do Ambiente sobre quais as causas e consequências para os prevaricadores dos recorrentes atentados ambientais que têm ocorrido no arquipélago sem qualquer pronunciamento por parte da Secretária Regional do dito melhor Destino Insular do Mundo.
“infelizmente continuamos a ser confrontados com sucessivos atentados ambientais desde que a vereação do Funchal sempre à frente tomou posse, desde amanheceres com a morte prostrada nas ribeiras, praças e ruelas e de modo recorrente áreas balneares com águas sujas que colocam em risco a saúde pública e a vida marinha”, afirmou o deputado municipal do PAN Madeira quando questionado sobre o porquê de tantos casos nestes últimos meses.
O PAN Madeira entende que ter o Funchal sempre à frente seria ter águas límpidas e uma cidade ambientalmente sustentável.