Pessoas com mobilidade reduzida do Porto Moniz contam com viatura adaptada

Foto DR

Os munícipes com mobilidade reduzida do concelho de Porto Moniz “passam a dispor, a partir de hoje, de uma carrinha devidamente preparada para transporte de pessoas em cadeira de rodas”, informa a autarquia em comunicado.

“Uma necessidade premente”, é assim que Emanuel Câmara, presidente da Câmara Municipal classifica esta aquisição. “Uma das muitas valências do Gabinete de Apoio ao Idoso é, precisamente, o transporte de idosos para consultas ou procedimentos médicos, e foi nesse trabalho de proximidade que detetámos esta grande lacuna no apoio à nossa população. Até ao dia de hoje fomos adaptando, dentro dos meios de transporte que dispomos, o transporte destas pessoas de forma a atalhar as suas necessidades no que diz respeito, essencialmente, à deslocação a unidades de saúde diversas, mas a verdade é que a aquisição desta viatura é o virar de uma página muito importante no apoio à mobilidade reduzida, no Porto Moniz”, refere o autarca.

Mais informa que “a carrinha adaptada custou aos cofres da autarquia cerca de 40 mil euros, numa operação cofinanciada por fundos comunitários, e vem dotar a Câmara Municipal de Porto Moniz de uma valência que, até hoje, não era assegurada por qualquer instituição no concelho, alargando o leque de serviços prestados pelo Gabinete de Apoio ao Idoso, da responsabilidade desta autarquia”.

Para usufruir do transporte é necessário proceder ao “agendamento do serviço” que “deve ser efetuado no Gabinete de Apoio ao Idoso, por telefone ou email, de acordo com as necessidades dos munícipes e a disponibilidade da viatura”.

A autarquia refere ainda que “o Gabinete de Apoio ao Idoso do Porto Moniz foi constituído durante o primeiro mandato de Emanuel Câmara, como Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, e presta apoio à população idosa do concelho através de medidas como a cedência de 180€/ano a cada idoso na compra de medicamentos, gestão do Banco Municipal de Ajudas Técnicas e Produtos de Apoio, transporte de idosos para fisioterapia e consultas médicas, entrega de medicamentos e disponibilização de uma oferta diversa de atividades físicas, lúdicas e culturais destinadas à população idosa. Todos estes apoios são integralmente suportados pela Câmara Municipal de Porto Moniz.”