Cerca de 100 pessoas aderiram aos eventos desportivos das Festas da Ponta do Sol

Na primeira semana das Festas da Ponta do Sol, o fim-de-semana foi preenchido com dois eventos desportivos organizados pelo projecto «Ponta do Sol com Vida», um programa financiado pelo Município, refere uma nota do mesmo. Os eventos integraram três palestras alusivas ao tema e duas “mega-aulas” com cerca de uma centena de participantes.

Segundo a edil ponta-solense, Célia Pessegueiro, no momento de abertura do evento “o «Ponta do Sol com Vida» não visa apenas ser um incentivo à actividade física regular, mas é também um programa que pretende dar aos participantes o conhecimento dos cuidados que todos devem ter para manterem hábitos de vida saudável, como através da realização destes seminários.

“Além disso, procuramos garantir que os participantes neste programa tenham uma avaliação que permita a estratificação da sua condição física e recomendar a actividade que lhes é mais ajustada. Não menos importante, é o facto deste programa permitir aos integrantes usufruírem de momentos de socialização e diversão entre si”, refere-se.

Os interessados puderam conhecer a programação e o funcionamento do «Ponta do Sol com Vida» no seu dia-a-dia e assistir a três palestras sobre os temas “Treino de Força- O promotor da função motora e qualidade de vida”, dirigido pelo “personal trainer” Alexis Santos, “Ficar mais forte ajuda a prevenir doenças”, cujo preletor foi Afonso Franco, e “Mitos sobre o exercício físico” ministrado pelo responsável técnico do «Ponta do Sol com Vida», Alex Sampaio.

Participaram nas palestras cerca de 50 interessados, que puderam desfrutar de um momento de aprendizagem com algumas dinâmicas e demonstrações físicas.

Posteriormente, foram realizadas duas aulas de grupo que receberam também uma boa afluência. A primeira aula foi de Pilates, com a fisioterapeuta Sílvia Inácio, e juntou cerca de 30 pessoas; a segunda aula de grupo foi de treino em circuito/ treino funcional, dirigida pelos personal trainers Alex Sampaio, Tomás Correia, João Pedro e Petra Coelho, e reuniu mais de 40 participantes.

“O evento foi bastante positivo, e contou com uma boa participação. Os objetivos que tínhamos para um sábado à tarde, tendo em conta o dia de verão incrível e os múltiplos eventos na ilha, foram ultrapassados ao juntarmos cerca de uma centena de pessoas para ouvir falar sobre exercício e realizar as aulas de grupo, que também contaram com muitos expectadores oriundos da praia ou de passagem pela nossa vila” comentou a presidente Célia Pessegueiro.

O «Ponta do Sol com Vida» disponibiliza aulas para adultos e para seniores, que abrangem 12 modalidades, distribuídas pelas escolas do Lombo dos Canhas, do Lombo de São João e do Carvalhal, no salão paroquial da Lombada e da Madalena do Mar, na antiga escola do Lugar de Baixo e na sala do grupo de folclore da Ponta do Sol. Além das diversas actividades, da avaliação da condição física e dos workshops, ao longo do ano, são também realizadas algumas caminhadas de grupo e eventos desportivos abertos a todos, refere a Câmara.

A presidente Célia Pessegueiro convida todos os interessados a inscreverem-se no «Ponta do Sol com Vida». Para tal, devem dirigir-se à Loja do Munícipe entre as 9h e as 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informação em: https://www.cm-pontadosol.pt/viver/atividade-municipal/social/ponta-do-sol-com-vida.