Grupo Sousa parceiro logístico do “Madeira Sea Solar Race”

Fotos DR.

No âmbito da iniciativa “Odisseia TSB”, entre os dias 24 e 31 de agosto, a Região Autónoma da Madeira é palco do “Madeira Sea Solar Race”, evento internacional de barcos movidos a energia solar, organizado pela Associação Juvenil Técnico Solar Boat – TSB, que conta com o apoio do Governo Regional da Madeira, através da Direção Regional de Juventude, e do Grupo Sousa, enquanto parceiro logístico oficial.

Este evento é mais uma etapa do projeto TSB, de alunos do Instituto Superior Técnico, que visa encontrar soluções para a redução da pegada ecológica nos meios de transporte e promover uma mobilidade assente na sustentabilidade e no empreendedorismo.

No Ano Europeu da Juventude, que se celebra em 2022, o “Madeira Sea Solar Race” procura, assim, dar eco à necessidade urgente de substituição dos combustíveis fósseis por alternativas ecológicas, desafiando jovens engenheiros a criar de forma progressiva soluções não poluentes de transporte.

Esta iniciativa, que junta estudantes de Engenharia, uma equipa portuguesa (Instituto Superior Técnico) e uma holandesa (Universidade de Amesterdão de Ciências Aplicadas), vai colocar à prova os protótipos solares e a hidrogénio nas águas da Madeira e do Porto Santo.

Para além das provas de mar, estão planeadas palestras e visitas guiadas às embarcações, no Centro Náutico de São Lázaro e no Clube Naval do Porto Santo.

O Grupo Sousa abraçou esta iniciativa desde a primeira hora com enorme entusiasmo, pelo estímulo que representa na ligação dos jovens ao mar, na inovação associada à sustentabilidade ambiental em ambiente marinho, e, ainda, pela dimensão internacional de intercâmbio cultural que mesma comporta.

Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram presentes Mafalda Abreu, Presidente da Associação Juvenil Técnico Solar Boat, e Pedro Amaral Frazão, Administrador & CSO do Grupo Sousa.