24.º Festival de Folclore de São Martinho nos dias 19 e 20 de agosto

Foto André Ferreira/CMF

No próximo fim-de-semana, dias 19 e 20 de agosto, a Junta de Freguesia de São Martinho realiza o 24.º Festival de Folclore de São Martinho, que vai decorrer no Centro Cívico da localidade.

Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, realçou a “cooperação” que existe entre a junta de freguesia, a autarquia e  a Secretaria Regional do Turismo e Cultura na preparação do Festival, potenciando “o verdadeiro valor da cultura na Região”.

“É mais um cartaz turístico e cultural em que uma vez mais se tenta privilegiar as nossas tradições”, salientou,  lembrando que “os grupos folclóricos  retratam a própria história e vivências da região”.

Segundo o autarca, “tudo isso tem de ser preservado e passado para as novas gerações”, congratulando-se, desta forma, com o empenho e dedicação da junta de São Martinho em  preservar este evento cultural.

Marco Gonçalves referiu que “prosseguindo o investimento na cultura”, a Junta dá continuidade a uma festa que vai às raízes da história da Região, tão vincada nos cantares e bailados que tanto caracterizam o folclore regional, nacional e internacional. Um Festival que já se realiza há 30 anos.

Eduardo Jesus, Secretário Regional do Turismo e Cultura,  elogiou o atual executivo da  CMF pela capacidade de concretização e o trabalho que tem realizado neste mandato na área da cultura, nomeadamente através das suas juntas de freguesia.

O cartaz da edição deste ano contará com a participação de 11 grupos, um dos quais do norte de país, “Os Medroenses”.

Programa

19 de agosto – sexta-feira

20h00 – Grupo Folclórico, Cultural e Recreativo de São Martinho

20h30 – Grupo Folclórico da Casa do Povo da Ribeira Brava

21h00 – Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Martinho

21h30 – Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz

22h00 – Grupo Folclórico da Casa do Povo de Gaula

22h30 – Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova

 

20 de agosto – sábado

20h00 – Grupo Folclórico da Quinta Grande

20h30 – Grupo Folclórico Romarias Antigas do Rochão – Camacha

21h00 – Grupo Folclórico Monte Verde

21h30 – Intervenção das Entidades (Nota: Concerto Cuca Roseta)

22h00 – Grupo Folclórico de Santa Rita

22h30 – Grupo Cultural “Os Medroenses”