Madeira nomeada para «melhor destino de cruzeiros da Europa»

Foto DR

Pela primeira vez, a Madeira está nomeada para os «World Cruise Awards», na categoria de «melhor destino europeu de cruzeiros».

A Região Autónoma disputa esta distinção com Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D´Azur, Oslo e Roma. A votação decorre até dia 7 de agosto.

Para Rui Barreto, Secretário Regional da Economia, os «World Cruise Awards» visam «reconhecer, premiar e celebrar a excelência no setor global de cruzeiros. Por isso, só a nomeação, já nos deixa profundamente satisfeitos, pois é o reconhecimento do trabalho realizado na região, em prol do turismo de cruzeiros, que tem permitido à Madeira ocupar um lugar de destaque a nível nacional no que se refere ao número de escalas, assim como de passageiros».

Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração da APRAM,  lembra que os dois últimos anos foram «difíceis para a indústria de cruzeiros, devido à pandemia, mas simultaneamente foram pautados por um grande espírito de união e de diálogo entre  todos os parceiros do setor, o que tornou possível uma retoma efetiva da atividade  nos nossos portos a partir de outubro do ano passado.»

De recordar que o Porto do Funchal foi, em 2021, o porto nacional líder no movimento de escalas de navios de cruzeiros, registando 113 escalas, 114 767 passageiros e 70 815 tripulantes.

Na época alta, que se iniciou em outubro e terminou em maio passado, os Portos da Madeira registaram 294 escalas, mais 17 do que na época comparável de 2018-2019, e 273 699 passageiros, número que ainda não chegou aos movimentos anteriores à pandemia, devido aos condicionalismos impostos pelas próprias companhias.

O ano de 2021 ficou também marcado pela apresentação da nova assinatura da marca Portos da Madeira (“Your Safe Port”), que reflete o novo posicionamento da APRAM no mercado turístico de cruzeiros.

Os «World Cruise Awards» foram atribuídos, pela primeira vez, no ano passado. O evento é considerado «irmão» dos ‘World Travel Awards’, criados em 1993 e considerados os «óscares do turismo», onde a Madeira já conquistou por oito vezes o galardão de «Melhor Destino Insular da Europa» e por sete vezes, o de «Melhor Destino Insular do Mundo».

Participe nesta votação para que a Madeira seja reconhecida como melhor destino de cruzeiros da Europa (clique aqui).