Ao Museu de Imprensa da Madeira foram oferecidas duas colecções do jornal semanário “Voz da Madeira”, que se publicou na Região entre 1953 e 1977. A colecção estava à guarda dos familiares do Dr. Agostinho Cardoso, proprietário e director do referido jornal, refere uma nota.
Foi oferecida uma colecção encadernada completa e uma parcialmente encadernada e diversos jornais dos últimos anos do dito semanário. Agostinho Cardoso era proprietário e director do jornal, que vem agora enriquecer o espólio documental do Museu.
“Voz da Madeira” foi um jornal semanário com grande dinâmica editorial e projecção regional, dirigido numa primeira fase pelo Dr. Horácio Bento de Gouveia e posteriormente pelo Dr. Agostinho Cardoso, salienta o Museu de Imprensa.
Trata-se de um jornal da época, próximo do regime de então e repositório histórico da vida sociopolítica madeirense. Graficamente apresentava-se como uma publicação bem desenhada, na qual sobressaía o regular recurso à publicação de fotografias para acompanhar os textos informativos. A oferta inclui jornais desde 28 de Maio de 1953 até 29 de Novembro de 1977.
No pós-25 de Abril, nomeadamente entre 1975-77, o semanário assumiu-se com jornal desportivo e contou com a colaboração dos jornalistas Carlos Gomes Aguiar, Juvenal Xavier, José Luís Cabrita, Luís Filipe Malheiro, João Godim e João Bernardino de Freitas.
O Museu de Imprensa – Madeira, é propriedade da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, reúne cerca oitenta máquinas e um considerável património histórico tipográfico e outro associado à área da Comunicação, todo ele recolhido na ilha da Madeira. A sua missão é mostrar, inventariar e recuperar o património da indústria gráfica e da imprensa da Região Autónoma da Madeira na perspectiva da valorização da história da imprensa e das artes gráficas na Madeira.
Com a oferta de “Voz da Madeira”, o museu reforça o seu património a sua colecção de periódicos bem como a sua dimensão cultural e educativa. Após a digitalização, a colecção, poderá ser consultada pelo público.