Conselho Regional: Albuquerque quer partido “unido e mobilizado” para ganhar embate eleitoral

“Todas as vitórias que conquistamos desde 2019 só foram possíveis porque o Partido estava unido e mobilizado e é essa unidade na ação que temos de reforçar, até porque é decisiva para as vitórias que queremos alcançar”, afirmou, hoje, o Presidente do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, no arranque do Conselho Regional do PSD/Madeira que teve lugar, esta manhã, no Madeira Tecnopolo.

Ocasião em que reiterou que não está nem nunca esteve em causa a liberdade de pensamento, mas, sim, a capacidade de garantir a união do Partido em torno dos objetivos que são comuns, frisando que não irá permitir divisões. “Na hora da verdade, temos de nos manter unidos e focados”, vincou.

Miguel Albuquerque que, neste enquadramento, reafirmou a importância das próximas eleições de 2023 e mostrou-se confiante: “nós vamos para as próximas eleições para vencer”, garantiu.

O facto do Partido não ter vergonha do seu passado, da sua obra e de todos aqueles que, nestes últimos 43 anos, foram a base de todo o trabalho que o PSD/Madeira fez a favor da Região e de toda a sua população foi outra das mensagens deixadas pelo Líder dos Social-democratas, lembrando que há várias razões que fazem da Madeira um caso talvez único no que toca à liderança do mesmo Partido, há mais de 43 anos. “Governamos bem, sempre soubemos identificar os problemas e encontrar soluções e somos um Partido que tem uma dinâmica constante e uma enorme capacidade de se adaptar às circunstâncias”, disse, lembrando, ainda, que o PSD/Madeira é, também, um Partido que não tem medo de tomar decisões e que as coligações existem na perspetiva de somar e, não, de subtrair votos, aquilo que realmente conta para ganhar eleições.

O líder dos Social-democratas que, também nesta oportunidade, apelou a uma extraordinária mobilização para a Festa do Chão da Lagoa, aquele que será o arranque do trabalho a desenvolver, designadamente em matéria de auscultação à população, de olhos postos na vitória de 2023.

“Estamos aqui para trabalhar em nome de um objetivo e o nosso objetivo é ganhar eleições” afirma Pedro Calado

Apelando à uma grande união e mobilização para a Festa do Chão da Lagoa e para os próximos desafios eleitorais que o PSD/Madeira tem pela frente, o Presidente da Concelhia do Funchal, Pedro Calado, fez questão de reiterar, hoje, aquando da sua intervenção no Conselho Regional, que não há tempo a perder com guerrinhas e que há muito a fazer para que o Partido prossiga o seu ciclo vencedor. “Só quero valorizar o Partido e os nossos Militantes, estou aqui para trabalhar em prol do Partido e em prol da população, do crescimento e desenvolvimento desta Região e estamos aqui para trabalhar em nome dos nossos objetivos e o nosso objetivo é ganhar eleições”, disse, lembrando que o facto do PSD/Madeira ter ganho no passado não significa que qualquer vitória esteja garantida no futuro.

Pedro Calado que, logo no início da sua intervenção, fez questão de agradecer publicamente a vitória alcançada no Funchal, nas Autárquicas de 2021 e a consequente recuperação do poder na Câmara Municipal, “um trabalho que foi feito por todos” e “uma conquista fundamental para o Partido”. Agradecimentos que foram dirigidos a todas as Concelhias, Juntas de Freguesia e Comissões Políticas, à JSD, TSD e Autarcas, mas, também, ao Secretariado do Partido, “que teve um papel fundamental para organizar estas eleições”.

Presidente da Concelhia do Funchal que, nesta oportunidade, deixou, também as suas felicitações ao Presidente do Partido, Miguel Albuquerque, pela sua recente eleição, no âmbito do 40º Congresso Nacional do PSD, para a Mesa do Congresso e do Conselho Nacional.

Contas de 2021, aprovadas por unanimidade, mantêm rigor e equilíbrio orçamental

“Se somos um Partido que é exemplo na sua mobilização e determinação, na sua unidade na ação e na forma como governa e como, diariamente, ao lado da população, cumpre aquilo que promete, também somos e devemos ser exemplo na forma como gerimos os dinheiros públicos e, em especial, na forma como respeitamos os nossos compromissos para com quem nos presta serviços” afirmou, hoje, o Secretário-geral, aquando da sua intervenção no Conselho Regional do PSD/M, especialmente focada na apresentação do Relatório de Contas de 2021. Um relatório que aponta para a manutenção do equilíbrio orçamental registado nos últimos anos, cumprindo-se, tal como em 2020, aquele que é um objetivo assumido como prioritário pelos órgãos do Partido.

Rigor e equilíbrio orçamentais conseguidos mesmo em ano de Eleições Autárquicas, nas quais os Social-democratas investiram à volta de 350 mil euros, tendo alcançado todos os objetivos políticos a que se propuseram, destacando-se, a este nível e a título de exemplo, a reorganização interna da tesouraria e a progressiva regularização do crédito a fornecedores.

José Prada que, na ocasião, fez questão de apelar a todos os Militantes para que, juntos, possam continuar a contribuir para a sustentabilidade financeira do Partido. “Estes bons resultados resultam do esforço de todos e é com todos que esperamos manter esta trajetória, até porque, à luz desta estratégia, enfrentamos já, com sucesso, cinco atos eleitorais, ajustando-nos às exigências, mas sabendo, simultaneamente, respeitar os nossos constrangimentos e compromissos”, vincou.

“A 24 de julho, sejamos, tal como sempre e tal como evidente a vários níveis, exemplo de força na nossa grande Festa”, rematou o Secretário-geral, num apelo claro à participação de todos na Festa do Chão da Lagoa.

Cunha e Silva destaca resolução de problemas pendentes com a República e apela à participação na Festa do Chão da Lagoa

“Registamos com agrado a solução de problemas pendentes com o Governo da República, designadamente em relação aos Vistos Gold e ao concurso para os radares no Aeroporto e esperamos que este seja um bom prenúncio de outras que venham a acontecer no futuro” sublinhou o Presidente da Mesa do Conselho Regional do PSD/Madeira, João Cunha e Silva, à margem desta reunião.

Cunha e Silva que, nesta oportunidade, apelou, igualmente, à participação massiva dos Militantes na Festa do Chão da Lagoa, uma iniciativa que marca o arranque das campanhas para as eleições de 2023, eleições que o PSD/Madeira “quer ganhar”.

Ainda em relação às conclusões deste Conselho, o Presidente da Mesa expressou o seu reconhecimento ao papel que tanto o Presidente do Partido, Miguel Albuquerque, quanto o Presidente da Concelhia do Funchal, Pedro Calado, passaram a desempenhar ao nível dos órgãos nacionais.

CONCLUSÕES DO CONSELHO REGIONAL PSD/MADEIRA

Funchal – 9 de julho de 2022

O Conselho Regional do PSD/Madeira, reunido hoje, a 9 de julho, no Madeira Tecnopolo, Funchal, procedeu à análise dos pontos em agenda e aprovou as seguintes conclusões:

1. O Conselho Regional congratula-se e sublinha o reconhecimento alcançado, pelo PSD/Madeira, no 40º Congresso Nacional do Partido que teve lugar no passado fim-de-semana, reconhecimento esse materializado, em particular, na eleição do Presidente do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, para a Mesa do Congresso e Conselho Nacional e, também, do Presidente da Concelhia do Funchal, Pedro Calado, para integrar o Conselho Nacional.

2. Um reconhecimento que vem reforçar o compromisso entre as estruturas regional e nacional quanto ao futuro e, em especial, à defesa do interesse superior da Madeira junto da República, abrindo espaço, simultaneamente, a um trabalho conjunto pela maior valorização e afirmação do PSD Nacional, enquanto projeto político alternativo que seja capaz de liderar Portugal.

3. Ainda no que respeita à República, o Conselho Regional destaca a solução encontrada para a retoma da operacionalidade da plataforma dos Vistos Gold e o lançamento do concurso para a aquisição dos radares há muito apontados como prioritários para o Aeroporto Internacional da Madeira, duas boas notícias para a Região que resultam, diretamente, do trabalho, da persistência e das pontes de entendimento conseguidas através dos deputados eleitos pelo PSD/Madeira ao parlamento nacional.

4. Soluções que se assumem como o exemplo da postura que se espera vir a ser seguida, para o futuro, pelo Governo da República, relativamente aos vários dossiês pendentes com a Região, de modo a que, conjuntamente e na base de um relacionamento institucional mais justo, equilibrado e dialogante, esta Legislatura corresponda às legitimas aspirações dos Madeirenses.

5. A outro nível, o Conselho Regional congratula-se e enaltece o extraordinário trabalho que continua a ser desenvolvido, pelo Governo Regional, no rigoroso cumprimento do seu Programa de Governo, destacando, nesta matéria, a franca recuperação económica que atualmente se vive, particularmente associada à evolução positiva do setor turístico regional.

6. Enaltece, igualmente, as celebrações levadas a cabo, tanto na Madeira quanto na Diáspora, para assinalar o Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, comemoração essa que veio reforçar, ainda mais, a importância desta data e dos laços que nos unem, enquanto Madeirenses, independentemente das distâncias geográficas.

7. O Conselho Regional assinala, igualmente, o entusiamo, a união e a mobilização de todas as Comissões Políticas de Freguesia e Concelhias do PSD/Madeira quanto à realização da grande Festa da Herdade do Chão da Lagoa, no próximo dia 24 de julho, tornadas evidentes durante o mês de junho, aquando da ronda de contactos desenvolvida em todos os concelhos da Região.

8. Um regresso à Herdade que conta com todos e que este Conselho Regional reitera como essencial para reforçar a unidade na ação deste Partido e o arranque de um novo ciclo de trabalho, de abertura e de proximidade tendentes a garantir as próximas vitórias eleitorais, a primeira das quais já em 2023.

9. O Conselho Regional congratula-se, por fim, com a aprovação, por unanimidade, das Contas relativas ao ano de 2021, contas essas que mantêm a trajetória de rigor e de equilíbrio orçamental dos últimos anos, cumprindo-se, desta forma, com aquele que era um dos objetivos do PSD/Madeira.