Arcebispo de visita à RAM para comemorações da presença franciscana

Decorre no próximo fim-de-semana a comemoração dos 600 Anos da Presença Franciscana na Madeira. Com esta efeméride pretende-se assinalar a presença multissecular da Ordem dos Frades Menores no arquipélago, anterior à criação da cidade e da diocese do Funchal, relevando-se a matriz cultural franciscana da identidade madeirense, refere um comunicado.

Esta comemoração será realizada em três locais distintos: Machico, Funchal e Câmara de Lobos. No Funchal pretende-se valorizar o mosteiro de Santa Clara, o ex-libris da presença franciscana na cidade.

Convidado especial é o arcebispo D. José Rodriguez Carballo, que se desloca de Roma para o efeito.

D. José Carballo é natural da Galiza e foi Ministro Geral da Ordem Franciscana. Trabalha actualmente no Vaticano, tendo sido a primeira nomeação do Papa Francisco. É o secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada (religiosos), e esta é a primeira vez que vem à Madeira.

O programa é o seguinte:

Dia 1 – Concelebra na Missa do Dia da Região (Sé)

Dia 2 – 11H00: Preside à Eucaristia Solene na igreja matriz de Machico, lugar da primeira missa celebrada na ilha. Isso aconteceu, com maior rigor, no local onde foi construída a capela do Senhor dos Milagres (2 de Julho de 1420).

Dia 2 – 19H00Concerto Comemorativo dos 600 Anos da Presença Franciscana na Madeira às 19h em Santa Clara, com o Ensemble De Palacio.

Dia 3 – 15H30Encontro com os religiosos/as da Diocese do Funchal no convento de São Bernardino em Câmara de Lobos. Deverá terminar pelas 17h00.

Sobre o concerto: O Ensemble de Música Antiga De Palacio dedica-se à interpretação de música da Idade Média, do Renascimento e do Barroco inicial. Ao longo dos seus oito anos de existência, o agrupamento tem vindo a apresentar um vasto repertório instrumental e vocal repartido por temáticas religiosas, como a Natividade, ou seculares, como o Amor Cortês. De Palacio tem vindo a integrar festivais e ciclos de concertos como MusicAntiqFestCapelas ao Luar e Concertos de Verão (Comemorações do Centenário do Nascimento de António Aragão). De Palacio tem realizado trabalhos com diversos músicos e diversas formações organológicas.

Neste concerto, De Palacio propõe uma viagem às sonoridades da Europa renascentista. Apresenta-se com as Soprano Cláudia Sousa e Nicole Vieira, com o Contratenor e Violoncelista Gabriel Tozarin-Damasceno, com os Tenores Fábio Ferro e João Camacho; com os músicos Carla Abreu e Sara Faria (Flautas de Bisel), Andrei Ladeichikov e Sandra Sá (Violino), Fernando Martins e Romeu Curto (Violas de Mão – Vihuelas), Ricardo Mota (Bandoloncelo) e Paulo Silva (Orgão e Cravo).

O programa fundamenta-se na interpretação de música sacra quinhentista e inclui algumas peças instrumentais. O repertório abarca peças de compositores portugueses (Pero do Porto, Damião de Góis, Duarte Lobo) e de outros compositores emblemáticos europeus como Giovanni Pierluigi da Palestrina, Andrea Gabrieli, William Byrd, Orlando di Lassus, Girolamo Frescobaldi ou Claudio Monteverdi.

Mais informação em: https://depalacio.wixsite.com/ensemble

Este concerto só foi possível com a colaboração da Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direcção Regional da Cultura.