PCP promove audição pública sobre impactos do teleférico no Curral das Freiras/Jardim da Serra

 

Foto: Funchal Notícias

 

A Representação Parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira promove no sábado, 4 de junho, pelas 16h, no Salão Nobre do Parlamento Regional, uma Audição Pública sobre impactos e incidências de uma eventual implantação do sistema de teleféricos no Curral das Freiras/Jardim da Serra.

Esta iniciativa é promovida na ligação próxima ao Dia Mundial do Ambiente (que se comemora a 5 de junho), como uma forma de promover na Região, a partir de um problema concreto, os deveres da cidadania ativa na defesa do Ambiente.

Para esta Audição Pública o PCP endereçou o convite à participação nesta reflexão a diversas organizações e instituições, assim como a personalidades com relação directa com as abordagens relacionadas com as questões ambientais, com o movimento ecologista, com os estudos técnico-científicos da geologia e da prevenção de riscos, para que possam intervir e trazer as suas competências e contributos analíticos para o debate de interesse público sobre o que está em causa no anunciado sistema de teleféricos que o Governo Regional da Madeira pretende instalar no Curral das Freiras e na ligação com o Jardim da Serra.

A construção de uma infraestrutura daquela dimensão numa zona protegida comporta impactos ambientais que não podem ser nem negligenciados, nem desvalorizados, e que podem pôr em causa o património ambiental da nossa Região, nomeadamente a fauna e a flora nas áreas de incidência directa e indireta.

É, pois, necessário equacionar o custo-benefício da implementação de um Parque de Aventuras Radicais, que inclui um teleférico entre o Curral das Freiras e a Boca da Corrida, com a anunciada envergadura, que custará mais de 35 milhões de euros ao erário público, numa zona com especificidades geológicas que podem condicionar a segurança das populações.

*Com Lúcia Pestana


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.