SESARAM lembra: hoje é o “Dia Mundial Sem Tabaco”

foto arquivo

O SESARAM refere num comunicado que hoje, 31 de Maio, comemora-se o “Dia Mundial Sem Tabaco”. Ora, o tabagismo constitui a principal causa de morte evitável e um dos principais problemas de saúde pública. O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pelos países-membros da Organização Mundial de Saúde em 1987, com o principal objectivo de consciencializar para os efeitos nocivos do tabaco e os riscos para os fumadores passivos.

No SESARAM, refere-se, são 10 os Centros de Saúde e um Hospital (Hospital dos Marmeleiros) que disponibilizam à população da Região a consulta da cessação tabágica.

Esta consulta é multidisciplinar e conta com uma equipa constituída por um médico, um enfermeiro, um psicólogo e um nutricionista.

No decurso do ano 2021 registaram-se 7309 (CS+HM) consultas, sendo 2419 consultas médicas e 4369 consultas de enfermagem (presenciais e não presenciais). As restantes foram consultas de Psicologia e Nutrição, realizadas pelos outros profissionais da equipa multidisciplinar. Já no decorrer de 2022, registou-se um total de 2261 consultas (CS+HM), sendo que 749 são consultas médicas, 1344 são consultas de enfermagem (presenciais e não presenciais) e as restantes, consultas de Psicologia e Nutrição.

No 1º mês de tratamento, as consultas médicas e de enfermagem são semanais. Durante o 2º e 3º mês, as consultas médicas e de enfermagem são quinzenais. Do 4º mês e até aos 12 meses, as consultas têm periodicidade mensal. Concluído o primeiro ano, as consultas médicas e de enfermagem passam a ter periodicidade trimestral.

As consultas de nutrição têm uma periodicidade mensal no primeiro semestre, passando a ter um carácter trimestral até ao final do segundo semestre. Findo o primeiro ano, os utentes são seguidos semestralmente. Esta periodicidade poderá, contudo, ser alterada consoante os objetivos terapêuticos. As consultas de psicologia clínica têm periodicidade variável. Nestes tratamentos além da instituição de terapêutica farmacológica, é fundamental o aconselhamento prestado bem como a intervenção comportamental.

O SESARAM relembra que a consulta de cessação tabágica está disponível nos seguintes centros de saúde: Bom Jesus, Câmara de Lobos, Nazaré, Porto Santo, Santo António, Santa Cruz, São Vicente, Ponta do Sol e em breve na Calheta.