Professor Doutor Bruno Soares Gonçalves fez palestra na Escola Jaime Moniz

Realizou-se, nesta quinta feira, na Escola Secundária Jaime Moniz uma palestra intitulada “Energia Nuclear na era das alterações climáticas”, proferida pelo Professor Doutor Bruno Soares Gonçalves. Esta palesta foi dirigida aos alunos do Curso de Ciências e Tecnologias e contou com a participação de cerca de 80 alunos e 10 professores.

Bruno Soares Gonçalves é presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico desde maio de 2012 e investigador principal no Instituto Superior Técnico. É licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, possui um mestrado em Física e Engenharia de Plasmas e um doutoramento em Física. Em 2005, a sua tese de doutoramento foi distinguida com o “European Physical Society Plasma Division PhD Research Award”.

Trabalha em fusão nuclear desde 1996, tendo passado três anos no CIEMAT em Madrid durante o seu doutoramento e, posteriormente,  4 anos no JET, como membro da “Close Support Unit”. Desenvolveu atividades em vários projetos de desenvolvimento de diagnósticos para dispositivos de fusão, de sistemas de controlo e aquisição de dados e em análise de dados de fenómenos de turbulência na periferia do plasma.

Desde 2007 que participa ativamente em atividades de divulgação, para alunos do secundário, para alunos e professores universitários e para o público em geral, sobre energia, sobre o nuclear e sobre a fusão nuclear. É autor do livro de divulgação “Fusão Nuclear na era da alterações climáticas”.

(gratuito online:) https://www.ipfn.tecnico.ulisboa.pt/fusao_nuclear_alteracoes_climaticas/download.html

 

Esta iniciativa, fundamental para promover o interesse pela cultura científica e envolver os alunos nas ciências, foi organizada pelo grupo disciplinar de Física e Química.