PS-M acusa Governo Regional de “desnorte” na Festa do Desporto Escolar

Os deputados do PS-M vieram criticar a sobreposição da Festa da Flor com a Festa do Desporto. Os socialistas lamentam os constrangimentos que esta circunstância está a causar no evento de cariz desportivo.

O facto de se tratar de dois eventos que envolvem uma grande logística leva o PS a considerar que deveria haver uma melhor planificação por parte das entidades organizadoras, de modo a que os mesmos não se sobrepusessem e um não saísse prejudicado em detrimento do outro.

A Festa da Flor decorre de 5 a 29 de Maio, ao passo que a Festa do Desporto Escolar se realiza entre os dias 10 e 13 deste mesmo mês. Rui Caetano, líder parlamentar do PS, aponta o dedo a este ‘modus operandi’ a que o Governo Regional já nos habituou, marcado pela falta de planeamento, articulação e estratégia e que, neste caso, leva ao adiamento da realização de muitas modalidades desportivas, que deveriam realizar-se entre os dias 10 e 13, para datas posteriores.

Segundo o PS tomou conhecimento, a Direcção de Serviços do Desporto Escolar comunicou aos professores responsáveis pela organização do evento que houve alguns imprevistos de última hora relacionados com o facto de algumas companhias não terem capacidade para assegurar a totalidade dos transportes previstos para a Festa do Desporto Escolar.

“Se o referido planeamento existisse, as respectivas reservas já não estariam asseguradas atempadamente?”, questiona Rui Caetano.

A comunicação dirigida aos professores explica que as alterações surgem devido ao “elevado fluxo turístico que se verifica atualmente na RAM” e apela à “compreensão e capacidade de adaptação de todos”.

Na perspectiva a do líder parlamentar do PS, qualquer um dos eventos possui já um número de edições que possibilitam, com a devida antecedência, preparar uma resposta adequada na organização dos mesmos, com planeamento e respeito por todos os intervenientes. Este facto leva Rui Caetano a acusar o Governo Regional de desnorte e de actuar por causa-efeito, sem coordenação e sem planeamento.