Porto Moniz com mais um posto de carregamento elétrico de viaturas

O Porto Moniz dispõe de mais um posto público de carregamento de viaturas elétricas.

Este, que foi o segundo posto do género montado naquele concelho, resulta de uma candidatura efetuada pelo Município de Porto Moniz ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública.

Este programa, do Governo da República, tem por objetivo promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos do Estado, através do financiamento de 50 % da contratação de viaturas elétricas por substituição de veículos do parque automóvel da autarquia com mais de 10 anos, e de dois postos de carregamento de viaturas elétricas.

Depois de, no âmbito daquele programa, a autarquia ter adquirido, em agosto do ano passado, uma carrinha elétrica de sete lugares e, mais tarde, um novo veículo elétrico de cinco lugares, a Câmara Municipal de Porto Moniz instalou agora o primeiro de dois postos de carregamento a disponibilizar no concelho.

O primeiro equipamento está já disponível na Praça do Lyra, podendo a sua utilização ser feita, gratuitamente, até ao dia 30 de março.

“Este investimento resulta de uma aposta clara na causa ambiental que a Câmara Municipal de Porto Moniz tem vindo a efetuar desde que este executivo assumiu os destinos da autarquia”, adianta Emanuel Câmara, Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz.

O autarca acrescenta que importa preservar o meio ambiente, e por isso lembra que o seu executivo levou já a cabo vários investimentos naquela área, sendo o mais recente, e também o mais significativo, na ordem de um milhão de euros, com apoio de fundos comunitários, a construção de um EcoCentro, na Santa Porto Moniz, de quatro ecopontos subterrâneos espalhados pelo concelho e a aquisição de uma viatura de recolha seletiva.

A autarquia procederá agora à instalação de um segundo posto de carregamento, no âmbito do programa financiado pelo Fundo Ambiental, na zona alta da freguesia do Porto Moniz.