Zita Cardoso lança o livro “Giló – O Herói do Mar”

A Casa da Cultura de Câmara de Lobos, acolhe no próximo 11 de Novembro, pelas 16h00, o lançamento do livro “Giló – O Herói do Mar” de Zita Cardoso, com a chancela da editora O Liberal.

Zita Cardoso é professora, autora de vários livros e exerceu cargos em diversas instituições. O mar e as viagens são conteúdos de eleição na sua escrita e este livro que agora edita, não foge a estas temáticas, refere uma nota.

A obra relata a história de um jovem chamado Gerónimo (Giló), que, como muitos jovens de Câmara de Lobos, mantém uma relação especial com o mar. A sua infância esteve sempre ligada ao oceano, onde se aventurava na baía de Câmara de Lobos, à procura de uma moeda generosa dos turistas. Ao chegar à vida adulta, viajou, durante 7 anos, por diversos países do continente africano, desde Cabo Verde, ao Senegal, desde São Tomé e Príncipe à Guiné-Bissau, onde se relacionou de uma forma ativa com os locais. Nesses países era carinhosamente apelidado de “O Madeira”.

Podemos ler no prefácio do livro, que Giló é a personificação do povo de Câmara de Lobos. Esta obra é dedicada à memória do protagonista e a todos os meninos de Câmara de Lobos, que cresceram envoltos pelas ondas do mar, reza um comunicado. A baía de Câmara de Lobos foi a porta do Giló para o mundo. Levou bem longe o nome desta terra, foi embaixador do carácter da sua gente, deixou amigos, marcou e salvou vidas por onde passou.

No lançamento estará presente uma turma do 4.º Ano da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Fonte da Rocha, e o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, que prefaciou a obra. A apresentação do livro estará a cargo de Lídio Araújo.

No decorrer da iniciativa, será visualizado um pequeno vídeo sobre a “Mergulhança”, termo que identificava a actividade de muitos jovens na baía do Funchal, mas também em Machico e Câmara de Lobos, que mergulhavam junto dos navios para apanharem as moedas que os turistas atiravam ao mar.