Reitor da UMa queixa-se a Ireneu Barreto da situação financeira da universidade

O representante da República para a Região, juiz conselheiro Ireneu Barreto, recebeu em audiência o reiitor da Universidade da Madeira (UMa), Sílvio Fernandes. Durante o encontro, o reitor da UMa informou o representante da República da sua apreensão relativamente à situação financeira da
Universidade, e da necessidade de se encontrar urgentemente uma alternativa de reforço do seu financiamento, que lhe permita continuar a dar um contributo para o desenvolvimento da Região e para a construção da Autonomia, refere um comunicado do Palácio de São Lourenço.

O académico considera, em particular, que, num ano em que a Universidade regista um crescimento significativo dos alunos matriculados, a manutenção em 2022 dos valores a receber é particularmente injusta, na medida em que continua a não assegurar a compensação dos sobrecustos da insularidade e da ultraperiferia, como previsto no artigo 72º do Orçamento de Estado para 2019, o qual não teve, até à data, qualquer desenvolvimento concreto.

Entretanto, os responsáveis da UMa temem que, num momento em que esta regista um assinalável crescimento internacional e o sucesso de novos cursos superiores leccionados na Região, manter esta situação de subfinanciamento inalterada ameace seriamente o futuro da Instituição.

O representante da República, por seu turno, teve ocasião de manifestar a total solidariedade com a preocupação do reitor e assegurar-lhe a sua cooperação institucional, dentro das competências constitucionais.