Robert Andres e Honor O’Hea lançaram CD “Piano na Madeira no Séc. XIX”

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marcou presença esta quarta-feira, representando o chefe do Executivo regional, no lançamento do CD “Piano na Madeira no Séc. XIX”, pela Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira, o qual conta com a actuação ao piano de Robert Andres e de Honor O´Hea, conhecido casal de músicos e docentes.

Esta edição, que contou com o apoio da Direcção Regional da Cultura, apresenta oito obras para piano a solo e piano a quatro mãos, o que representa uma amostra da produção de compositores, de alguma maneira ligados à Madeira, seja por terem sido naturais da Região, residentes nela durante algum tempo ou visitantes por razões artísticas ou familiares. Todos eles compuseram obras durante a sua estadia na ilha, sendo muitas vezes, de facto, por ela inspiradas.

A grande maioria das obras abrangem um período de três quartos de século, de 1830 a 1905.

A selecção representa um espelho das preferências, hábitos e costumes da população madeirense da época.

Os compositores homenageados no CD são os seguintes: Duarte Joaquim dos Santos, Nuno Graceliano Lino, Ricardo Porfírio da Fonseca, Amélia Augusta D ´Azevedo, César Augusto Casella e Filipe (Phillipe) Fernandes Madeira.