Presidente do GR satisfeito com novo núcleo do Conservatório no Caniço

O presidente do Governo Regional realizou uma visita às novas instalações do Conservatório/Escola Profissional das Artes da Madeira na Estrada do Garajau, Caniço. Na ocasião, Miguel Albuquerque mostrou-se satisfeito com a nova sede e realçou a importância do ensino artístico.
O CEPAM arrendou uma casa com dois pisos, na Estrada do Garajau, nº 37. As obras decorreram a expensas do senhorio. O aluguer é da responsabilidade da Secretaria da Educação e permite melhores condições para os professores, funcionários e alunos que frequentam o núcleo
Este é um edifício com 8 salas de aulas, preparadas para ministrar ensinamentos em diversos tipos de instrumento (piano, cordas, sopros, percussão e sala para classes de conjunto e audições escolares). Possui ainda espaços para secretariado e cozinha de apoio e três casas de banho.
No Núcleo do Conservatório do Caniço estão inscritos 77 alunos, um número que, conforme disse o presidente do CEPA_M aos jornalistas, “tem agora potencialidade para aumentar, atendendo a que agora existem mais salas (o triplo)”.
O Núcleo foi inicialmente instalado há 21 anos. O Conservatório esteve então a usar um pequeno apartamento cedido pela Câmara Municipal de Santa Cruz, com 4 pequenas salas. Durante os últimos 4 anos tudo foi feito para se conseguir outras instalações, o que agora se veio a concretizar.
Com este edifício, as condições são agora consideradas muito boas e permitiram abrir outras ofertas formativas, como a percussão e alguns instrumentos de sopro que anteriormente era impraticável ensinar, refere uma nota governamental.
Carlos Gonçalves conta ter aproximadamente uma centena de alunos em 2022.