Rotunda da Assomada actualmente em construção

Já está em execução a rotunda da Assomada, uma obra da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, realizada através da Direcção Regional de Estradas, e que se insere no projecto de reformulação da ER 204, entre a Boa Nova e a Assomada.

Na zona da Assomada, junto à Igreja local e à escola, a solução viária preconizada é constituída pela criação de uma rotunda, sendo que a sua implantação será realizada com a redução da área disponível no parque de estacionamento.

“Com esta intervenção, o trânsito será feito com maior fluidez e segurança, beneficiando o acesso às habitações, à Igreja local e ao estabelecimento de ensino que existe nas imediações”, explicou o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, à margem da visita de trabalho que realizou no local.

Prevêem-se ainda a construção de duas gares de paragem, uma em cada sentido, a primeira na direcção do Aeroporto e a segunda na direcção do Funchal. Com esta geometria, o movimento directo da ER 204, sentido Aeroporto para entrada Rua Padre Florentino de Sá não será possível, sendo necessário que os veículos contornem a rotunda para conseguirem aceder a essa rua.

A rotunda terá cinco braços, sendo que dois corresponderão à ER 204, um ao restabelecimento do acesso ao parque de estacionamento junto à Igreja da Assomada e os restantes dois a acessos locais. Esta rotunda é dotada de um pavimento galgável junto à ilha central que facilita o movimento de veículos de maiores dimensões.

A entrada em serviço deverá acontecer na primeira quinzena de Setembro.