Estepilha: área da freguesia da Sé anexada a São Martinho…

Rui Marote
O meridiano de Greenwich chegou a Madeira!!! O Estepilha, sempre observador, constata que vivemos no concelho do Funchal e não conhecemos as freguesias. Um bom tema para um curso de formação antes das autárquicas e com apoio da UE.
Durante dezenas de anos  a sede da Junta de Freguesia de São Pedro era na área da Sé. A Rua da Carreira era a linha imaginária do “meridiano de Greenwich”. O passeio a norte é São Pedro e a sul a Sé, a terra de ninguém é o piso destinado a circulação de viaturas.
Hoje, a Junta está na área correcta. Circulávamos esta manhã na Rua António José de Almeida, deserta, em direcção ao nosso “escritório”, uma esplanada com “janela para o mar” contemplando desde há muito um porto deserto, onde apenas quebra a monotonia o ferry Lobo Marinho.
Leio atentamente o edital do novo hotel Barceló e detecto que o mesmo está a ser construído na freguesia de São Martinho. Estepilha, não será o endereço do estaleiro da firma construtora? Mal vai o reino de sua “majestade” que nem as freguesias conhece, Estepilha…