“Nós, Cidadãos” quer computadores em todas as escolas

O partido “NÓS, Cidadãos!” veio defender a existência de computadores em todas as salas de aula da Região. “Agora que está praticamente “concluído” mais um período de ensino à distância, começam a surgir algumas informações (e estudos) relevantes sobre os resultados deste tipo de “ensino remoto”. Por exemplo, já ficamos a saber que agravou as desigualdades entre alunos face às suas
aprendizagens, tendo sido mais penalizante para aqueles que beneficiavam de medidas de inclusão educativas, mas também que há milhares de alunos (famílias) que continuam a não ter um computador próprio para acompanhar as aulas online, estudar ou mesmo fazer trabalhos de pesquisa/investigação solicitados pelos professores”, afirma o partido.

A acessibilidade digital, denuncia, continua a ser uma miragem para um número muito considerável de alunos das escolas do nosso país e da Região, e continuam a aguardar resposta alguns pedidos de equipamentos informáticos.

“Na Região há escolas – e muitas salas de aula – que ainda não têm um simples computador, e é necessário encontrarmos uma forma rápida e eficaz de integrarmos a tecnologia no sistema de ensino e aprendizagem para dotarmos os
professores de um ambiente de trabalho que promova uma pedagogia do século XXI, assim como também os alunos das competências do século XXI (…)”, sublinha um comunicado do partido.