Pedro Calado entregou carrinha de nove lugares a Pólo Comunitário

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, procedeu hoje à entrega formal de uma carrinha de 9 lugares ao Pólo Comunitário da Comandante Camacho de Freitas, no âmbito do Orçamento Participativo da Região. A carrinha obteve 70 votos no orçamento participativo da RAM, e representa um custo de 38.500 euros. Confome salientou na ocasião o governante, o novo veículo permitirá agora ao Pólo Comunitário reforçar as actividades de inclusão social destinadas às famílias residentes neste bairro.

Com a carrinha, será possível assegurar o transporte dos utentes que participam nas várias actividades de âmbito comunitário, formativo, educativo, cultural, desportivo e recreativo, servindo os 235 beneficiários.

Criado pela IHM, em 2016, o Pólo Comunitário fica localizado num bairro social com cerca de 250 moradores, na sua grande maioria com faixas etárias mais elevadas e, como tal, alguns com mobilidade reduzida. Por outro lado, nos períodos de interrupção lectiva, realizam-se nesta estrutura ATLs destinados a crianças e jovens, cujo objectivo principal é ocupar os tempos livres com actividades promotoras de estilos de vida saudáveis, sendo as idas à praia e atividades lúdico-desportivas ao ar livre as mais solicitadas e que, até à data, pela dificuldade nas deslocações, não eram possíveis de concretizar com a frequência desejável, disse Calado.

A aquisição desta carrinha vem colmatar as lacunas nestas deslocações, dotando de melhores meios este Pólo Comunitário, que desenvolve um trabalho imprescindível no âmbito do apoio social à população residente neste bairro, declarou.

Por outro lado, a envolvência dos utentes em torno deste projecto é uma demonstração clara e expressiva de democracia participativa, uma vez que foi incentivada a hipótese de serem os próprios a definir onde e como gostariam de ver investidas as verbas públicas, em função das suas necessidades mais emergentes.