Censos em São Martinho com 91% de cartas entregues

De acordo com uma informação enviada à comunicação social, em São Martinho, 91% dos alojamentos já receberam a carta com os códigos de acesso para o preenchimento do formulário Censos 2021. Um valor acima da média regional, que ronda os 73% e muito acima da média nacional que, no início desta semana, estava nos 66%, diz a Junta de Freguesia.

Quando faltam 5 dias para a conclusão da fase de entrega, em São Martinho, já há zonas onde a distribuição e a validação das habitações encontra-se concluída, continuando os restantes recenseadores a percorrer a freguesia, não só para entregar a comunicação com os códigos mas também a apelar ao preenchimento do inquérito, que deverá ser feito a partir do dia 19 deste mês, através da página “censos2021.ine.pt”.

“Desde o início da fase de entrega que muitas questões têm sido respondidas pelo Gabinete de Apoio criado pela Junta de Freguesia de São Martinho. Um centro operacional que tem contribuído para o agilizar de todo o processo nesta primeira fase dos Censos 2021. A fim de facilitar todo o processo, nomeadamente a quem não tem acesso a um computador para efectuar o preenchimento online, a Junta de Freguesia vai disponibilizar, a partir da próxima semana, um E-balcão que funcionará das 09:00 às 17:00, de segunda a sexta, e que poderá ser contactado pelo número 926294990 ou presencialmente, através de prévia marcação por telefone. Um número que poderá também ser utilizado para esclarecimentos e duvidas que possam surgir”.

A resposta aos Censos é obrigatória, nos termos da Lei. Todas as respostas são confidenciais, não podendo as mesmas serem divulgadas individualmente nem utilizadas para outros fins que não os estatísticos. Os recenseadores do INE, que estão no terreno, encontram-se devidamente identificados.