Mais de meio milhão para novo logótipo da Madeira causa indignação

Foto Rui Marote

A polémica está para durar. Como se não bastasse o discutível aspecto comunicativo-estético da nova marca da Madeira, expressa no seu controverso logótipo, as opiniões negativas fazem presentemente “ferver” as redes sociais e não só relativamente aos valores pagos pelo GR: 560 mil euros por ajuste directo, à empresa B.A.R. Bontempo, Anahory e Ralha – Serviços Criativos, S.A.

Datado de Dezembro de 2017, o contrato previa a execução em 255 dias. Só agora terá sido apresentado o resultado. O Governo Regional já avançou que o total investido nesta nova acção de promoção da Região, no total, ronda o milhão de euros. Mas são muitas as vozes a criticar estes gastos, considerados exageradíssimos, e a dar o exemplo de que a fonte escolhida para o psicadélico logótipo, difícil de decifrar, já existe há muito e que apenas singelas alterações foram feitas ao mesmo… para cobrar um valor destes.

Uma opção considerada por muitos (desde hoteleiros a designers ou artistas plásticos ou pessoas ligadas ao marketing) totalmente inadequada.

Também a quase total ausência de representantes do sector das actividades hoteleiro-turísticas na apresentação que decorreu na baixa do Funchal está a ser alvo de críticas. Não falta quem julgue que esta opção governamental foi unilateral, apesar de o GR justificar que a estratégia agora apresentada resulta de auscultações aos profissionais na RAM.