Escola Secundária Jaime Moniz mostra “Livros de uma vida”

Livros de uma vida é o tema da exposição que a Biblioteca Jaime Moniz e o Núcleo Museológico “O Lyceu” dão a conhecer entre os dias 15 de março e 7 de maio, no Largo do Museu. Trata-se de uma mostra temporária, identificativa da biblioteca pessoal do professor Luís Manuel Ferreira Gonçalves (Angélica), um espólio doado à Escola Secundária Jaime Moniz conforme vontade expressa pelo próprio, que no referido estabelecimento escolar desempenhou funções docentes desde 1975 até 2008, ano em que se aposentou.

 

A exposição, que poderá será visitada virtualmente através do link https://youtu.be/V1rO1fnG_K8, dá a conhecer os livros de uma vida, reveladores dos interesses do colecionador, das vivências pessoais, dos caminhos trilhados, das diferentes culturas que absorveu.

A coleção, hoje à guarda da Biblioteca Jaime Moniz, integra cerca de 5000 monografias dos nove campos do saber: Generalidades, Filosofia/Psicologia, Religião, Ciências Sociais, Ciências Puras e Aplicadas, Arte/Desporto, Língua/literatura e Geografia/ Biografia/História. Ao conjunto juntam-se alguns livros que pertenceram ao Padre Manuel Juvenal Pita Ferreira, seu familiar.

A Literatura Portuguesa constitui o maior conjunto, seguindo-se a Literatura Universal, a História, Antropologia Cultural, a Arte, a Religião, Biografias e produções editadas e sobre a Madeira.

No campo das generalidades, encontram-se dicionários e enciclopédias de diversas temáticas e publicações periódicas nacionais e estrangeiras. Neste âmbito, as revistas formam um núcleo com cerca de 80 títulos que traduzem o gosto pela criação literária, pelo jornalismo, pelo conhecimento do mundo, pelo que de novo se foi produzindo no país e no estrangeiro, nomeadamente em França. São exemplos desses interesses os títulos: Colóquio, Antropologia portuguesa, Análise Social, Geo, Boletim da Casa de Camilo, Grande Reportagem, Tabacaria, Camões, Islenha, Magazine Littéraire, Lire-Le, Magazine des livres.

Em 2016, a coleção do professor Luís Manuel Angélica foi entregue pela família à Escola Secundária Jaime Moniz, que disponibilizou as salas 209, 210, 211 e 212 para o seu acondicionamento. Alvo de catalogação, indexação, classificação e lançamento no sistema Porbase 5, a pesquisa poderá ser efetuada na biblioteca da Escola Jaime Moniz ou no endereço do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

A entrada desta coleção particular veio enriquecer o acervo da Biblioteca Jaime Moniz hoje constituído por mais de 67 mil livros, dos quais 632 são monografias raras que se encontram à guarda do Arquivo e Biblioteca da Madeira, para além dos 390 títulos de revistas, nacionais e estrangeiras.

A Biblioteca Jaime Moniz agradece à família do professor Luís Manuel Angélica toda a disponibilidade manifestada em todo o processo de entrega e a todas as pessoas que contribuíram para que este projeto se concretizasse.