A vereadora com o pelouro da Cultura na CMF, Madalena Nunes, esteve presente, esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias, para o lançamento do livro “Tchiloli Unlimited”, constituído por textos de José Eduardo Agualusa, Luísa Paolinelli, Ana Nolasco e Ângelo Torres, e ilustrações originais do artista plástico René Tavares.
Madalena Nunes referiu, na ocasião, que “esta obra marca uma nova viagem entre a Madeira, os textos de Baltazar Dias e São Tomé, vincando o poder fantástico que a cultura tem de transformar a identidade e de reescrever o mundo. A proposta de edição do livro surgiu primeiramente da intenção de fortalecer e criar novos registos deste Património Imaterial, recorrendo, neste caso especial, às artes plásticas e à procura dos elementos artísticos que compõem o teatro.”
O Tchiloli é uma forma de teatro, música e dança, que constitui um exemplo emblemático do teatro sincrético e da crioulização cultural em São Tomé e Príncipe. A sua ligação ao Funchal decorre porque a parte textual do Tchiloli é baseada na obra teatral “A Tragédia do Marquês de Mântua”, escrita em 1540, pelo dramaturgo cego madeirense Baltazar Dias.
Para todos os interessados em adquirir esta obra financiada pela Câmara Municipal do Funchal, a mesma encontra-se à venda no Teatro Baltazar Dias e na Fundação Calouste Gulbenkian, com um custo unitário de 35€.