CMF vai assinalar 100 anos da 1.ª Travessia Aérea Lisboa-Funchal

(Foto Rui Marote)

A Câmara Municipal do Funchal encontra-se a preparar o programa de comemoração do Centenário da 1.ª Travessia Aérea Lisboa – Funchal.

No dia 22 de março de 1921, o hidroavião Felixtowe F-3, de fabrico britânico, comandado pelo capitão-tenente Artur de Sacadura Freire Cabral e pelo capitão-de-mar e guerra Carlos Viegas Gago Coutinho, ajudou a fazer com que a Madeira se abrisse ao mundo no novo século.

Dada a importância deste feito para uma Região insular e ultraperiférica, o Município pretende assinalar esta data de forma condigna e pedagógica.

Com efeito, o programa previsto contempla uma exposição no Hall da Câmara Municipal do Funchal, baseada em documentos e fotos que ilustram este facto histórico e que poderá ser visitada de 22 de março a 22 de abril deste ano.

De forma a conhecer melhor esta história e os seus protagonistas, a Autarquia está também a elaborar um livreto informativo que será apresentado no dia de inauguração do evento, a 22 de março.

No dia 24 de março, está agendado por sua vez um Webinar, do qual farão parte oradores que ajudarão a compreender melhor a importância e os desafios deste feito. Por fim, para perpetuar esta efeméride, será descerrada uma Placa Comemorativa.