Câmara de Lobos distinguida como “Autarquia+Familiarmente Responsável”

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável” atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

O prémio distingue as políticas efectivas de apoio às famílias, nomeadamente o apoio à política de recursos humanos e a projectos educativos, sociais, culturais e desportivos, dirigidos à população.

O Município de Câmara de Lobos é distinguido com este prémio pelas políticas e práticas adoptadas ao nível do apoio dado às famílias do município e aos seus funcionários autárquicos, refere a CMCL.

Enquanto autarquia familiarmente responsável, Câmara de Lobos desenvolve políticas autárquicas transversais que valorizam a ‘Família’, garantindo as suas competências e a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, assim como dando resposta a necessidades e problemas no seio familiar.

No decorrer de 2020 a responsabilidade no apoio às famílias do concelho foi ainda mais fulcral fruto da situação pandémica vivida, recorda a edilidade.

O galardão foi atribuído pelo facto do concelho ter conseguido corresponder às medidas solicitadas pela entidade nas áreas de Apoio à Maternidade e Paternidade; Apoio a Agregados Familiares com crianças e jovens diagnosticadas com necessidades especiais; Serviços Básicos; Educação e Formação; Habitação e Urbanismo; Transportes; Saúde; Cultura, Desporto, Lazer e Tempo Livre; Cooperação, Relações Institucionais e Participação Social; e por partilhar dos valores inerentes a esta iniciativa: responsabilidade, ética e excelência.

São vários os projectos específicos desenvolvidos pela Câmara Municipal nesta área como o Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos, que ajuda as famílias do concelho na requalificação das suas habitações; a Bolsa de Estudo Municipal, que vem desonerar os orçamentos de cerca de 700 famílias Câmara-lobenses, incentivando a prossecução dos estudos dos jovens do concelho a nível do ensino superior; o Projetco “Passo a Passo”, que disponibiliza às famílias do concelho um conjunto de serviços e apoios nas áreas da terapia da fala, da psicologia e da psicomotricidade, tendo em vista o desenvolvimento global e integração educativa de crianças e jovens que frequentam o ensino básico, sinalizados com necessidades educativas especiais.

A exemplo dos anos anteriores, em 2020 as famílias, que não são abrangidas pelo escalão da acção social escolar, foram apoiadas a nível do empréstimo de manuais escolares. Para garantir o pleno funcionamento do ensino à distância, durante o período de confinamento, a autarquia também disponibilizou às famílias com recursos financeiros mais limitados, material informático e acesso à internet, para que os seus discentes acompanhassem as aulas, refere-se numa nota de imprensa.

A nível interno a responsabilidade familiar da autarquia consagra o apoio concedido à Obra Social da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que promove diversas actividades dirigidas aos trabalhadores da autarquia.