CMF lança novo concurso para a empreitada do CIGMA

Na primeira reunião realizada este ano, a Câmara Municipal do Funchal optou por realizar os trabalhos por videoconferência, face à situação actualmente vivida no Funchal, um concelho de risco elevado no que à propagação do coronavírus diz respeito. O edil funchalense, Miguel Gouveia, salienta do encontro de hoje que a autarquia lançou um novo procedimento concursal relativo à empreitada do CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma. Aproveitou ainda para anunciar a criação de um programa para atribuição de Bolsas de Criação Artística em 2021.

Miguel Silva Gouveia explicou que “este centro de comando que irá nascer em São Martinho, mais propriamente na antiga escola das Quebradas, irá marcar uma nova era ao nível da tecnologia e da inovação, que permitirá vincar de maneira categórica a forma como gerimos a cidade do Funchal. Como tal, continuaremos a apostar neste projeto como um projeto fundamental para o futuro da nossa cidade.”

“O CIGMA irá concentrar em um único espaço a gestão de todas as ocorrências que a cidade possa vir a encontrar, mas também servirá de centro para gestão de situações de crise, permitindo aos serviços camarários trabalharem de forma muito mais sistematizada, e em articulação com entidades terceiras, como é o caso das forças de segurança e de socorro”, acrescentou.

O presidente da Câmara comunicou, igualmente, que está em consulta pública até ao dia 3 de Fevereiro, o regulamento para atribuição de Bolsas de Criação Artística, “são ao todo seis bolsas, no valor de 5 mil euros cada, que a CMF se propõe a atribuir para as áreas da escrita, das artes performativas e para a área das artes visuais. Este é mais um investimento camarário na Cultura, para defender valores que para nós são essenciais, como a democratização no acesso à cultura, enquanto bem essencial, e a valorização dos artistas regionais e do nosso património, como aliás já tem sido imagem de marca deste Executivo e da cidade.”

Miguel Gouveia deixou, por fim, uma chamada de atenção para que todos os funchalenses participem na Votação Final da 3ª edição do Orçamento Participativo do Funchal, que pode ser feita online na plataforma op.cm-funchal.pt, e através de SMS gratuito para o número 4310, contendo a seguinte informação: OPF(espaço)+Nº do projecto (espaço)+Nº do BI/CC. Cada participante poderá votar em dois projectos diferentes, das 30 propostas que estão disponíveis para votação.