PCP quer que seja reconhecida utilidade pública à associação “Olho-te”

O PCP reuniu hoje com a “Associação Olho-te” para apresentar uma iniciativa da sua autoria que será discutida e votada esta semana no Plenário da ALRAM. A mesma visa recomendar ao Governo Regional que reconheça o estatuto de utilidade pública a esta associação que trabalha em prol dos moradores do bairro da Nazaré.

O deputado do PCP, Ricardo Lume, disse que a Associação “Olho.te” foi criada em 2014, para “apoiar as actividades culturais que empoderassem os residentes e promovessem a inclusão social”. Eventos artísticos de carácter simples, e realizados em serviços públicos, enunciou, vieram oferecer às pessoas oportunidades para que se conhecessem e conversarem sobre as suas vidas e esperanças.

“Rapidamente foi encontrado um espaço, depois de recuperado por voluntários do bairro, se tornou a base de um projecto regular de workshops. O carácter do trabalho criativo foi-se expandindo, passando a englobar teatro, artes visuais, artesanato, têxteis, carnaval e música. E, com o apoio de artistas profissionais, as pessoas vão partilhando as suas competências e conhecimentos em projectos progressivamente mais ambiciosos. O leque de trabalho é extraordinário”, considerou Lume.

Paralelamente às artes, acrescentou, a associação “inclui desporto, keep fit, aulas de alfabetização, acções de melhoria ambiental e uma horta biológica. E estende-se a todo o Funchal, com exposições dos residentes da Nazaré no centro da cidade, encorajando outros a seguir o seu exemplo”.

A aquisição de competências, autoconfiança e novas relações sociais, têm tido um efeito positivo na vida das pessoas envolvidas. De diversas formas, a “Associação Olho.te” dá seguimento às práticas de desenvolvimento comunitário que os artistas vêm a usar há décadas, salienta.

“Para o melhor desempenho da função cultural e do desempenho social da “Associação Olho-te” em muito contribuiria a declaração oficial de reconhecimento do estatuto de “utilidade pública” àquela associação”, consideram os comunistas. Ora, a “Associação Olho.te” já constituiu, há anos, um processo documental com a solicitação, em conformidade com a legislação aplicável, de reconhecimento do estatuto de “utilidade pública”.

Até à presente data esse estatuto ainda não foi reconhecido. Por isso o PCP apresentou um Projecto de Resolução na ALRAM que será debatido e votado esta semana.