CMF instala estátua da autoria de Jacinto Rodrigues na Praça de Colombo

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, acompanhou os trabalhos de instalação da escultura “Teu Sangue é o meu Sangue”, de Jacinto Rodrigues, na Praça de Colombo. Esta escultura em granito, que procura homenagear a arte do bordado, foi adquirida pela edilidade funchalense em Setembro.

Miguel Gouveia referiu que esta obra esteve exposta na Avenida Arriaga, enquadrada na exposição temporária «Em Suspenso», que decorreu no Salão Nobre do Teatro Baltazar Dias em Novembro do ano passado.

“Analisando tudo o que a obra representa, a sua tipologia, contexto e a intenção do artista, a Câmara Municipal do Funchal achou por bem colocá-la permanentemente na Praça de Colombo, mais conhecida por Praça Amarela.”

A instalação sobre calçada portuguesa era uma das indicações do artista, que procura através desta peça de jogos de luz e sombra, de leveza e peso, homenagear esta arte madeirense que sempre esteve acompanhada por uma luta pelos direitos laborais, refere a CMF. O presidente da CMF acrescentou que a sua colocação junto ao Museu A Cidade do Açúcar “conjuga a proximidade com a Rua dos Murças, que actualmente ainda possui empresas dedicadas ao Bordado Madeira, e vem, igualmente, embelezar esta praça que até agora encontrava-se desprovida de arte pública.”

O edil concluiu dizendo que “o Funchal possuí um conjunto importante de obras de arte em espaços públicos que reforçam a identidade única da nossa cidade e queremos continuar a potenciar e a criar vínculos entre a arte e a história da nossa cidade para que possam ser usufruídas por todos os funchalenses, madeirenses e por quem nos visita. No fundo, democratizar o acesso à arte para que continue a ser passada de geração em geração e conte as histórias que são de todos nós.”