UMa inaugura “supercomputador ZARCO”

A Universidade da Madeira (UMa) vai inaugurar o Supercomputador ZARCO no próximo dia 28 de Outubro, às 10h30, no Campus da Penteada.

Instalado no Pólo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) na UMa, onde terá lugar a sessão, o ZARCO irá permitir efectuar modelização numérica avançada e simulações 3D.

Confirmadas, na sessão de inauguração, estão as presenças do Reitor da UMa,  José Carmo; do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque; do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho; e da presidente do Conselho Directivo do Instituto de Desenvolvimento Regional, Emília Alves.

O ZARCO é composto por vários computadores ligados entre si com a mais rápida tecnologia de comunicação de redes no mercado para supercomputadores como é o InfiniBand, permitindo obter novos resultados, de uma forma muito eficiente, em áreas anteriormente inacessíveis, e a realização de várias simulações em paralelo, maximizando o output dos investigadores e a produtividade do projecto.

No que diz respeito a recursos computacionais, o ZARCO irá colocar a equipa de investigação em pé de igualdade, ou até numa situação privilegiada, em relação às equipas de investigação de topo nas áreas de atuação pretendidas.

O supercomputador insere-se no âmbito do PlasMa, um dos projectos em operação no Pólo, com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no montante de cerca de um milhão e quatrocentos mil euros em I&D, com incidência na área da Energia, mobilidade e alterações climáticas.