Presidente da CMF inaugurou 11 novos postos de carregamento para veículos eléctricos

O presidente da CMF  inaugurou hoje 11 novos postos de carregamento para veículos eléctricos, assinalando o lançamento da Semana da Mobilidade, sob o mote “Zero Emissões, Mobilidade Para Todos”. Os pontos de carregamento resultam de uma candidatura ao abrigo do Programa Operacional Madeira 14-20 (FEDER), num investimento de 90 mil euros co-financiado pelo FEDER.

Miguel Silva Gouveia referiu que “os 11 novos postos, dispersos por todo o concelho, permitem o carregamento de 22 automóveis eléctricos em simultâneo, cumprindo aquele que é um dos pilares estratégicos de actuação do Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS-Funchal) que procura desempenhar um papel decisivo no processo de diminuição dos efeitos decorrentes das emissões de poluentes.”

Os postos operam a uma potência máxima de 22KW por tomada, e estão acessíveis aos detentores de cartões Comercializadores de Electricidade para a Mobilidade Eléctrica (CEME). Encontram-se disponíveis em diversas áreas do Município. Os utilizadores poderão consultar os locais abrangidos pelos carregadores na APP “Município do Funchal”.

“O Funchal tem vindo a apostar na mobilidade eléctrica de modo a que esta seja uma realidade em crescendo na nossa cidade. Sabemos que este é o caminho que vai proporcionar uma qualidade de vida melhor aos cidadãos e a preservação do ambiente. Nesse sentido, a Câmara Municipal assumirá as taxas de operação de carregamento, cobrando-se ao proprietário apenas a energia eléctrica consumida. Chamamos a nós este encargo numa medida de incentivo sustentável à adesão de uma maior mobilidade eléctrica”, adiantou o presidente da Câmara.

Por outro lado, o edil recordou que, “simultaneamente ao investimento na rede de postos de carregamento, a autarquia promove a Tarifa Verde, um incentivo tarifário que proporciona aos utilizadores de veículos eléctricos a possibilidade de estacionarem gratuitamente na rede de parcómetros do Município. Desde 2015, foram emitidos 219 cartões ao abrigo da Tarifa Verde”, referiu.

A Semana da Mobilidade 2020 decorre até ao próximo dia 22 de Setembro, destacando-se a videoconferência “A Mobilidade no Funchal: Acções de Revitalização Urbana e Estratégias de Promoção aos Modos Suaves”, que será transmitida nas redes sociais da Câmara Municipal do Funchal no dia 18. O programa contempla também uma exposição de veículos 100% Eléctricos, que ficará patente na Praça do Município, a publicação de vídeos e suplementos informativos e o lançamento de Rotas Pedonais e Turísticas na APP “Município do Funchal”.