Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas reuniu-se no Funchal com entidades regionais

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, e o representante da OMd na Região Autónoma da Madeira (RAM), Fabião Castro Silva, reuniram-se no Funchal com o secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos.

Durante a reunião foi abordada a evolução da Covid-19, tendo sido sugerido pelos representantes da OMD a criação, como medida preventiva, de uma via verde de testagem para médicos dentistas, tendo em conta que a medicina dentária é das áreas da saúde com maior risco de exposição, refere uma nota da Ordem.

Na ocasião, a OMD defendeu que os médicos dentistas devem ser testados antes da possível chegada de uma segunda vaga da pandemia.

Neste encontro esteve também em debate a criação da carreira pública para os médicos dentistas, tendo o secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, garantido que o documento, trabalhado em parceria com a OMD, está finalizado e irá ser enviado para a Assembleia Legislativa da RAM para aprovação.

Miguel Pavão e Fabião Castro Silva alertaram ainda o secretário Regional da Saúde para a necessidade de rever os valores da convenção que possibilita que os pacientes tratados pelos médicos dentistas na RAM beneficiem de reembolso de alguns dos tratamentos dentários realizados. O secretário regional da Saúde acordou numa revisão dos valores desta convenção que existe desde 1997.

Miguel Pavão, o bastonário da OMD, e Fabião Castro Silva, o representante da Ordem na região, eleitos em Julho, reuniram-se também, pela primeira vez, com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, para uma sessão de cumprimentos em que foi destacado o papel pioneiro na promoção da saúde oral que a RAM tem tido em Portugal.