Iniciativa Liberal com sugestões para a recuperação económica da Madeira

O Iniciativa Liberal Madeira enviou para o Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, Grupos Parlamentares, Presidência do Governo, Vice-Presidência, Secretaria da Economia, ACIF e AJEM, o documento em anexo com um conjunto de propostas que consideramos importantes para a nossa recuperação económica.

Tempos excepcionais exigem medidas extraordinárias. Entre as grandes vítimas da pandemia estão a economia e a confiança.

Criar mais endividamento não é solução, é empurrar com a barriga um problema que rebentará lá mais para a frente e criando adversidades ainda maiores.

Tenhamos sempre como princípio que os mercados livres de influência de governantes e de empresários que sobre eles tenham demasiado influência, mais facilmente encontram condições para rápida e eficientemente satisfazer as necessidades das populações, ao preço mais baixo, justo e equilibrado para todos, em equilíbrio com uma importante sustentabilidade social e ambiental.

Assim, e face ao exposto, é todo o paradigma da nossa economia que tem que ser alterado. E rapidamente!

Sustentamos essa alteração em três pilares:

Economia Azul

Ter o empreendedorismo ligado à Economia do Mar como um dos mais importantes vectores de desenvolvimento.

A Iniciativa Liberal Madeira secunda o Observatório Oceânico (ARDITI) que há muito vem a defender uma aposta musculada na ‘interface’ Mar-Atmosfera, onde realmente existe massa crítica intelectual a acrescentar à produção científica.

Empreendedorismo

Empreendedorismo significa mais empregos, mais opções, melhores padrões de vida e comunidades mais vibrantes e ligadas entre si. Empreendedorismo significa trabalhar duro, construir um negócio a partir do zero. Urge acabar com uma cultura de aversão ao risco e medo do fracasso. Fazer valer que o futuro, merece o experimentar.

Economia e Fiscalidade

Promover uma economia:

Que assuma o objectivo final de se viver na RAM com uma fiscalidade reduzida, maximizando assim o poder de compra, poupança e investimento dos locais e de atracção de investimento externo, como forma de garantir a perpetuidade da evolução do bem-estar dos nossos concidadãos

No documento que segue em anexo, e para o qual pedimos a vossa atenção, estão os conteúdos práticos que elencamos como possíveis caminhos a seguir para uma verdadeira recuperação que nos conduza rumo a uma economia diversificada e proporcionadora de riqueza para todos.