Proteção Civil alerta para chuva e frio na Madeira a partir desta noite de 1 de junho; Aguaceiros devem manter-se até dia 7

O Serviço Regional de Proteção Civil emitiu hoje uma nota dando conta do agravamento do estado do tempo, na Região, para os próximos dias, em função das informações recebidas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O estado do tempo será condicionado por vasta depressão, quase estacionária, centrada a norte, a noroeste ou a oeste da Madeira”, refere a nota, adiantando que entre o final de hoje, dia 1 (segunda-feira) e o fim da manhã do dia 2 (terça-feira), associado a superfície frontal fria, prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, sendo que os valores esperados na Ilha da Madeira, são da ordem de 21 a 40 mm numa hora ou 41 a 60 mm em 6 horas (níveis de aviso laranja). Os aguaceiros, pontualmente moderados e frequentes, acompanhados de trovoada, deverão prolongar-se até ao dia 7 (domingo)”.

Durante a manhã do dia 2 (terça-feira), o vento, de sudoeste, será forte (35 a 50 km/h), em particular nas terras altas, onde as rajadas poderão chegar a valores da ordem de 100 km/h.