Junta de Santa Cruz promete continuar a tentar assegurar apoios

A Junta de Freguesia de Santa Cruz informa que foi aprovado por unanimidade esta semana, o relatório de gestão do ano económico de 2019, bem como a revisão ao orçamento de 2020, em reunião de Assembleia de Freguesia de Santa Cruz, que decorreu por videoconferência, de acordo com as recomendações da autoridade de saúde.

A pandemia mundial provocada pela doença Covid-19 obrigou, à semelhança de outras localidades regionais, nacionais e internacionais, a opção do executivo de cancelar várias actividades já definidas por esta freguesia, nomeadamente, a Festa Gastronómica de Santa Cruz, “Santa Cruz a caminhar”, a ida ao Porto Santo no mês de maio e outras actividades decorrentes da celebração de efemérides, em parceria com outras entidades da freguesia.

Em contrapartida, o executivo optou por criar uma rubrica específica de “apoio social excepcional – Covid-19”, tendo sido aprovado um valor superior a 14 mil euros para este fim, o que mereceu a aprovação unânime da Assembleia de Freguesia, refere-se.

Esta opção não visa a reprodução dos apoios já existentes, mas sim, a permitir que ninguém fique excluído de auxilio, principalmente em situações de emergência social, abrangendo todos os residentes da Freguesia de Santa Cruz, em grave vulnerabilidade económica. A verdade é que os pedidos de apoio têm aumentado substancialmente e as respostas formais existentes têm sido, muitas vezes, morosas, considera-se.

A Junta de Freguesia promete continuar a trabalhar em parceria com as instituições locais que têm sido determinantes no apoio às famílias, nomeadamente, a Conferência São Vicente de Paulo, a Cáritas, o Banco Alimentar e a Câmara Municipal de Santa Cruz de forma a assegurar, efectivamente, os apoios.

“Nesta situação difícil para muitas famílias e empresas, verifica-se a importância da proximidade que as Juntas de Freguesia têm com os cidadãos, sendo normalmente, a primeira “porta” onde as famílias procuram apoio. É por isso imperativo efectivar uma gestão autárquica em prol da população local, seguindo aquilo que é a matriz social que identifica o executivo do JPP nesta autarquia”, conclui o comunicado à imprensa.